Conclusões da WTSA-08


A convite do Governo da África do Sul, teve lugar em Joanesburgo, entre 21 e 30 de Outubro, a Assembleia Mundial do Sector de Normalização das Telecomunicações da UIT - WTSA-08 (World Telecommunication Standardisation Assembly). Nesta Assembleia - a primeira realizada no continente africano e a primeira presidida por uma mulher, Lyndall Shope-Mafole - estiveram presentes cerca de 700 participantes que integraram aproximadamente 100 delegações. A WTSA-08 foi também a primeira Assembleia antecedida pelo GSS (Global Standardization Simposium), o qual foi dedicado ao tema ''Bridging the Standardization Gap''.

As decisões que resultaram desta Assembleia podem ser agrupadas em quatro grandes áreas: métodos de trabalho do Sector da Normalização (UIT-T), re-estruturação das comissões de estudos (SG - Study Groups), assuntos relevantes no contexto da Cimeira Mundial sobre a Sociedade de Informação (WSIS - World Summit on Information Society) e Bridging the Standardization Gap.

A WTSA-08 adoptou medidas de reestruturação dos seus métodos de trabalho e da organização das comissões de estudos, que passam não só pela sua redução, como pela maior incidência de reuniões co-localizadas e de participações remotas.

Sobre a WSIS, foram adoptadas diversas Resoluções que visam prosseguir a implementação dos seus resultados. Por sua vez, no que concerne à redução da fractura (gap) digital, foram aprovadas e revistas várias Resoluções com o objectivo de aumentar a participação dos países em desenvolvimento nos trabalhos da UIT.

Foram ainda adoptadas novas Resoluções sobre as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e as alterações climatéricas, acessibilidade das TIC para as pessoas com deficiências e sobre o programa da marca UIT.


Mais informações: