Reunião conjunta COP/CA - Berna


Os dois conselhos da União Postal Universal (UPU), o Conselho de Administração (CA) e o Conselho de Operações Postais (COP), reuniram em sessão conjunta, em Berna (Suíça), entre 27 de Outubro e 14 de Novembro de 2008, naquela que foi a primeira desde a sessão constituinte, que aconteceu ainda durante o 24.º Congresso da União, em Agosto.

Tratando-se da primeira sessão de trabalhos do novo ciclo 2009-2012, tanto no CA como no COP, os assuntos mais prementes foram os administrativos e de reorganização funcional. Assim, as plenárias do CA e do COP aprovaram os Regulamentos Internos de cada conselho e as respectivas estruturas para os níveis de decisão abaixo das Comissões (o número e a missão de cada Comissão já tinham sido aprovados nas reuniões constitutivas durante o Congresso), ou seja, grupos de trabalho e demais órgãos dependentes. Para além dos organigramas propostos, foi aprovada a criação de um novo grupo de trabalho sobre Recursos Humanos reportando à Comissão de Finanças (C3) do CA, no seguimento da proposta dos EUA nesse sentido, que tinha como fundamento as conclusões e recomendações do Corpo Comum de Inspecção (CCI), do auditor interno da UPU e da própria Secretaria Internacional sobre a matéria.

As comissões dos dois conselhos também reuniram nesta sessão com o propósito de organizar a sua estrutura, definir termos de gestão própria e planos de actividade para o ciclo que agora começa. O COP aprovou ainda as propostas de alteração aos Regulamentos da UPU que, como decorre dos Actos da União, o Congresso endossou para esta primeira sessão de trabalhos, e o CA aprovou o Plano e Orçamento para 2009/2010, tal como apresentado pela Secretaria Internacional à C3 do CA.

Foi também aprovado o plano de reuniões para o próximo biénio, que agenda as próximas sessões anuais dos conselhos para os dias entre 18 de Março e 3 de Abril de 2009, no caso da sessão anual do COP, e para o período entre 26 de Outubro e 13 de Novembro de 2009, no caso do CA.