Comparação Internacional de Preços do Serviço de Aluguer de Circuitos - Janeiro de 2003


/ Atualizado em 18.02.2003

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) efectuou um estudo comparativo entre os preços do serviço de aluguer de circuitos (preços de instalação e assinatura mensal) prestado pela PT Comunicações (PTC) decorrentes da deliberação do Conselho de Administração da ANACOM de 26/12/02 e os preços mais recentes praticados pelos operadores históricos dos restantes países da União Europeia (UE).

O estudo revela que estes preços, em termos globais, se situam  29% abaixo da média dos preços dos operadores históricos dos restantes 14  Estados-membros da UE.

O estudo abarca os circuitos analógicos e os circuitos digitais de 64 Kbps, digitais de 2 Mbps e digitais de 34 Mbps. O preço do cabaz de circuitos digitais nacionais (64 Kbps, 2 Mbps e 34 Mbps) está 30% abaixo da média dos valores  verificados para os restantes operadores congéneres. Já o cabaz de  circuitos analógicos nacionais é 8%  superior à referida média. Releva-se todavia a menor importância destes.

No que respeita ao preço da assinatura mensal, ela regista, de igual modo, valores inferiores aos preços médios comunitários. Para os circuitos digitais nacionais de 64 Kbps,os desvios situam-se entre 18 e 38% para o aluguer de circuitos de 400 e de 2 Kms, respectivamente e para os circuitos digitais nacionais de 2 Mbps entre os 15 e os 38% para o aluguer de circuitos de 200 e de 2 Kms, respectivamente.

A ANACOM tem publicado, com regularidade, comparações internacionais dos preços dos circuitos alugados na página "Estudos e Relatórioshttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=35" da área  temática "Circuitos Alugados".


Consulte: