Sítio da ANACOM com Canal Texto


A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) junta-se às comemorações do Ano Europeu das Pessoas com Deficiência 2003, através do arranque do canal texto do seu sítio na Internet.

De acordo com as  normas internacionais em matéria de acessibilidade, nomeadamente  as definidas pela Web Accessibility Initiative (WAI), do consórcio W3C (Word Wide Web Consortium W3C), o canal texto da ANACOM facilita o acesso da população com necessidades especiais aos conteúdos do seu sítio na Internet.

O canal texto da ANACOM possibilita a publicação de conteúdos em plataformas até agora interditas, apresentando-se como uma antecâmara para o lançamento de serviços em novas plataformas tecnológicas, com destaque para os serviços móveis - em particular a terceira geração móvel - e para a televisão digital terrestre.

Neste momento, o sítio da Internet da ANACOM encontra-se ao nível dos mais avançados sítios Internet da Administração Pública, no que respeita a acessibilidade e mobilidade, estando preparado para correr em qualquer tipo de ecrã, a partir do endereço /txt.

O Ano Europeu das Pessoas com Deficiência 2003, oficialmente lançado a 26 de Janeiro, é uma iniciativa do Conselho da União Europeia (UE), proclamado pela Decisão 2001/903/CE Link externo. http://europa.eu.int/eur-lex/pri/pt/oj/dat/2001/l_335/l_33520011219pt00150020.pdf . , de 3 de Dezembro de 2001.

Estima-se que existem na UE 37 milhões de cidadãos com necessidades especiais, ''cidadãos invisíveis'', como se lhes referiu a Comissária para o Emprego e Assuntos Sociais, Anna Diamantopoulou, na cerimónia de abertura da comemoração.


Mais informação: