Aferição da qualidade das redes móveis


/ Atualizado em 16.05.2007

As redes móveis GSM dos operadores Optimus, TMN e Vodafone apresentam elevados níveis de cobertura e desempenho em Lisboa e Porto e na auto-estrada A1, o principal eixo rodoviário que liga as duas maiores cidades portuguesas, revela um estudo de aferição da qualidade realizado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), em Dezembro de 2002.

Os três indicadores em análise - cobertura, acessibilidade e qualidade audio - revelam valores considerados muito bons em termos de acessibilidade e qualidade audio (quanto a este critério, 99,6 por cento das chamadas de teste apresentaram níveis de qualidade bons ou aceitáveis). As três redes móveis apresentam uma cobertura uniforme em Lisboa, Porto e na A1.

A metodologia utilizada é idêntica à dos anteriores estudos realizados pela ANACOM, com a particularidade de os operadores visados não terem tomado conhecimento antecipado do exercício e de o mesmo se ter restringido às cidades de Lisboa e Porto e à auto-estrada A1.

Os testes, que decorreram entre 10 e 30 de Dezembro de 2002, envolveram 5045 chamadas, das quais 96,3 por cento foram estabelecidas com sucesso e a fase de conversação decorreu adequadamente. Foram realizados de forma totalmente automática, com ligações em simultâneo para os três operadores.


Consulte: