Tráfego de voz na rede fixa totaliza 2.077 milhões de minutos - 4º trimestre de 2008


O tráfego total de voz originado na rede fixa durante o 4º trimestre de 2008 foi de cerca de 2.077 milhões de minutos, resultantes de cerca de 669 milhões de chamadas, com crescimentos de 5,8% e 3,3%, respectivamente, face ao trimestre anterior, devidos a factores sazonais. Em termos homólogos registou-se uma quebra, tanto ao nível dos minutos como do volume de chamadas.

No que diz respeito ao tráfego em minutos, a descida homóloga do tráfego é explicada, nomeadamente, pela queda acentuada (44,8%) do tráfego de acesso à Internet dial-up, motivada, entre outras razões, pela forte expansão do acesso à Internet através de tecnologias de banda larga e pela redução do tráfego de voz. No que concerne ao tráfego em chamadas, a descida do tráfego total relativamente ao período homólogo é, sobretudo, resultado da diminuição do tráfego de voz tradicional. Estas variações serão resultado da diminuição do parque de acessos e da substituição de tráfego do serviço fixo de telefone por outras modalidades de serviços de voz suportadas em tecnologias alternativas.

No que respeita ao tráfego associado ao serviço de VoIP nómada verifica-se que o seu peso relativamente ao tráfego total aumentou face ao período anterior, situando-se nos 3,6% em termos de minutos e em 2,3% ao nível das chamadas. O tráfego de VoIP nómada totalizava, no final de Dezembro cerca de 74,3 milhões de minutos, mais 16,6% do que ao trimestre anterior, resultando de cerca de 15 milhões de chamadas, mais 14,3%.

No quarto trimestre de 2008, 11,4% do total de minutos de voz foram originados através de acesso indirecto, valor inferior em um ponto percentual ao observado no trimestre anterior.

No mesmo período, manteve-se a tendência de diminuição dos valores das quotas de tráfego de voz do Grupo PT, tanto em termos de minutos (65,2% no 4º trimestre, 1,4 pontos percentuais abaixo do valor registado no trimestre anterior), como em termos de chamadas (65,7%, 1,1 pontos percentuais abaixo do valor registado no trimestre anterior).

O parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes em Dezembro de 2008 ascendia a 4,1 milhões de acessos, correspondendo a uma penetração de cerca de 37,8 acessos por 100 habitantes. Em termos anuais, regista-se uma variação homóloga negativa de 1,8% no número de acessos instalados a pedidos de clientes. No entanto, é de referir que os acessos baseados em tecnologia GSM aumentaram 9,5% relativamente ao período homólogo. Salienta-se igualmente o aumento exponencial do número de “outros acessos”, nomeadamente acessos VoIP.

As empresas do Grupo Portugal Telecom que actuam nestes mercados continuam a deter a maioria dos acessos instalados. No final deste período, o Grupo PT detinha 68,4% do total dos acessos instalados a pedido de clientes, menos 0,5 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 3 pontos percentuais que no final do período homólogo.

A Sonaecom tinha 16,3% dos acessos; a Cabovisão 6,7%; a Zon 4,2%; a Oni e a Vodafone tinham 1,7% cada.

O número de clientes de serviço telefónico fixo na modalidade de acesso directo era de aproximadamente 3,14 milhões, registando um aumento de 0,1% em relação ao trimestre anterior e uma redução de 1,9% em termos homólogos. Para tal contribuíram de forma significativa as ofertas de prestadores alternativos suportadas em tecnologia GSM e as ofertas em pacote que integram telefonia fixa, televisão por cabo e/ou Internet.

Relativamente ao acesso indirecto através de pré-selecção, este registou uma descida de 11,9% no número de clientes, atingindo um valor próximo dos 172 mil, no último trimestre. Em termos homólogos, o número de clientes de pré-selecção diminuiu cerca de 41%.

A quota de clientes de acesso directo do Grupo PT registou uma quebra de 0,8 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e de 4,4 pontos em termos homólogos. Esta redução da quota de clientes resulta essencialmente das novas ofertas dos prestadores alternativos, baseadas em tecnologias de acesso distintas do Serviço Telefónico Fixo tradicional.


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