Recomendação sobre Mercados Relevantes - ''Revisão 99''


/ Atualizado em 24.02.2003

A Comissão Europeia adoptou ontem, dia 11 de Fevereiro, a Recomendação relativa aos mercados relevantes de produtos e serviços no sector das comunicações electrónicas susceptíveis de regulamentação ex ante, em conformidade com a directiva quadro que integra o novo pacote regulamentar sectorial.

De acordo com esta Recomendação, as Autoridades Reguladoras Nacionais (ARN), ao definirem os mercados relevantes, deverão analisar os 18 mercados agora identificados pela Comissão em conformidade com os princípios do direito da concorrência, que se encontram divididos em dois grandes grupos: mercados retalhistas e mercados grossistas. A regulação sectorial específica que neste contexto seja decidida passará a constituir a excepção e não a regra.

Esta recomendação constituía a última peça omissa do chamado pacote “Revisão 99”. A nova legislação sectorial, em vigor a partir de 25 de Julho de 2003, distingue-se por ser tecnologicamente neutra e por promover a convergência de serviços e equipamentos.

Os três principais objectivos do novo quadro regulamentar prendem-se com a criação de um enquadramento regulamentar estável e previsível, a promoção da inovação e o estímulo ao investimento nas redes e serviços de comunicações, lembrou Erkki Liikanen, Comissário para as Empresas e Sociedade da Informação, na apresentação desta Recomendação que hoje teve lugar, em que também participou Mario Monti, Comissário para a Política da Concorrência.


Consulte:

Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: