6. Haverá casos em que não tenho acesso ao serviço telefónico móvel ou a algumas das suas funcionalidades através do serviço de roaming internacional?


Antes de viajar, contacte o seu operador para obter mais informações. Procure, nomeadamente, verificar junto do seu operador se no país que pretende visitar existe cobertura de rede - GSM, GPRS, 3.ª, 4.ª ou 5.ª geração - e se ele tem acordos de roaming com algum operador do serviço telefónico móvel nesse país.

No que respeita às comunicações em roaming intra-Espaço Económico Europeu1, o novo Regulamento do Roaming Link externo.https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32022R0612&from=PT em vigor desde 1 de julho de 2022, continua a prever que os serviços em roaming retalhistas deverão ser prestados nas mesmas condições tarifárias aplicáveis no mercado doméstico, prevendo-se agora que tal deverá verificar-se também em termos das condições de qualidade de serviço previstas no contrato de retalho, se tal for tecnicamente viável na rede visitada.

O novo regulamento estabelece também novas medidas de transparência, nomeadamente sobre a qualidade de serviço, como a obrigação de os prestadores de serviços em roaming explicitarem nos contratos e publicarem informação sobre a matéria, tal como as razões que levam a que a qualidade de serviço em roaming possa diferir dos serviços consumidos no mercado doméstico.

Notas
nt_title
 
1 Países da União Europeia e Islândia, Noruega e Liechtenstein.