4. Se estiver numa zona TDT (receção terrestre), do que preciso para aceder à TDT?


Certifique-se primeiro que a TDT por via terrestre está disponível na sua residência informe-se através do número grátis 800 200 838 ou do Portal TDT Link externo.http://tdt.telecom.pt/.

Se for esse o caso, o seu televisor precisa de ser capaz de receber o sinal digital. Alguns televisores já vêm preparados para o fazer, outros deverão ser ligados a um descodificador.

Se o seu televisor tiver capacidade de receber DVB-T e de descodificar sinais de vídeo em MPEG-4/H.264, então está apto a receber a TDT.

Caso não seja compatível, então deverá verificar se o seu televisor tem uma ficha SCART ou HDMI. Neste caso deverá adquirir um descodificador TDT e ligá-lo ao televisor e à antena simultaneamente.

Caso o seu televisor seja muito antigo e não possua nenhuma destas entradas/fichas, pode adquirir, adicionalmente, um descodificador com modulação integrada ou um modulador de sinal RF.

Pode ainda, em alternativa, adquirir um televisor novo, com DVB-T e MPEG4/H.264.

Pode adquirir os equipamentos para receber TDT nas lojas que vendem aparelhos eletrónicos. No entanto, deve verificar sempre, se necessário com a ajuda de um técnico, se as características do equipamento permitem receber a TDT em Portugal.

No âmbito de protocolo assinado entre a ANACOM e a DECO, esta associação realizou testes comparativos aos descodificadores de sinal (set-top boxes) para a TDT. Consulte os resultados dos testes realizados Link externo.http://www.deco.proteste.pt/tecnologia/televisores.

Em conclusão, não precisa de adquirir qualquer equipamento se:

  • tiver um televisor digital integrado com capacidade de receção de DVB-T e descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264 (consulte a documentação do aparelho para verificar se cumpre estas condições);
  • tiver um serviço de televisão por subscrição;
  • nas Regiões Autónomas, já receber, gratuitamente, os 7 canais nacionais de acesso livre e o canal regional da respetiva Região por outros meios, designadamente por cabo ou satélite.