8. É preciso ter um descodificador para ver TDT?


Se tiver um televisor simples (analógico) ou um televisor digital integrado que descodifique apenas vídeo em formato MPEG2, precisa de ter um descodificador externo (set-top box).

Quando procurar um descodificador tenha em atenção que este deve respeitar as seguintes características:

  • ser compatível com a tecnologia DVB-T;
  • ser compatível com a norma MPEG4/H.264;
  • ter capacidade de descodificação em HD (alta definição), caso, no futuro,  queira ver televisão em HD.

Nas zonas de cobertura por meios alternativos à TDT (via satélite - zonas de receção DTH), informe-se junto da MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, nomeadamente através do número grátis 800 200 838 ou do Portal TDT Link externo.http://tdt.telecom.pt/, dado que os equipamentos necessários são diferentes dos utilizados na receção terrestre da TDT, anteriormente indicados.

Existem 3 tipos de descodificadores:

  • Descodificador básico (Zapper Box) - só permite ao utilizador aceder ao serviço de TDT, sem qualquer função adicional. Estes descodificadores podem ser de dois tipos:

    - Zapper Box SD - só proporciona acesso a serviços em definição normal e não em alta definição, mesmo que o televisor o permita;
     
    - Zapper Box HD - proporciona acesso a serviços em definição normal e em alta definição. No entanto, para obter alta definição deve ainda ter uma interface HDMI para ligar ao televisor e, naturalmente, um televisor HD.
  • Descodificador interativo - tem as funcionalidades de um descodificador básico e ainda acede a aplicações interativas.
  • Descodificador PVR (Personal Video Recorder) - trata-se de um descodificador que permite a gravação de programas e que pode ser de dois tipos:

    - com recurso a um disco rígido integrado;

    - ou através de uma ligação a um interface de um suporte de externo.