O Comité Português da URSI vai passar a atribuir anualmente um prémio de carreira para galardoar a excelência de um Cientista Português que tenha contribuído para o avanço da área de ciência rádio em Portugal nos últimos anos. Este ano, o prémio será atribuído ao Prof. Dr. Carlos Salema.
O nome de Carlos Salema, entre outros, foi indicado pelos Presidentes das Comissões Científicas nacionais, tendo sido aceite por unanimidade do Comité Português da URSI, pelos seus contributos na área rádio, do ponto de vista científico, académico e seu impacto na sociedade Portuguesa.
Este ano o prémio será atribuído durante a 7ª edição da Conferência de Telecomunicações - Conftele, que terá lugar em Sta. Maria da Feira, de 3 a 5 de Maio. A cerimónia acontecerá na segunda-feira, 4 de Maio, dia em que serão apresentados os artigos avaliados pela Conftele relativos a radioelectricidade. O prémio será entregue pelo presidente da ANACOM, José Amado da Silva.
A URSI - União Radiocientífica Internacional é uma organização não governamental sem fins lucrativos, sob os auspícios do Conselho Internacional para a Ciência, que tem por finalidade estimular e coordenar, à escala internacional, estudos, investigações, aplicações, intercâmbio científico e troca de informação nos domínios das ciências da radiolectricidade. Os membros da URSI são os comités nacionais dos vários países, sendo que no caso português, cabe à ANACOM a organização dos trabalhos do Comité Português.
O Comité Português da URSI associou-se este ano à organização da CONFTELE, realizando-se sob a sua égide as sessões relativas à radioelectricidade.