Evolução de preços e comparações internacionais dos serviços postais


/ Atualizado em 01.04.2003

Um estudo sobre a evolução de preços dos serviços de correio prioritário e de correio não prioritário, praticados pelos CTT - Correios de Portugal, revela que as tarifas médias dos chamados ''correio azul'' e ''correio normal'' desceram, em termos reais, 6 por cento na última década.

Entre 1993 e 2003, o preço médio do correio normal diminuiu, em termos reais, 4,2 por cento, enquanto o preço do correio azul registou uma quebra acentuada de 25,2 por cento, também em termos reais, de acordo com o estudo realizado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

No período referido, são também comparadas as tarifas base (aplicáveis a cartas até 20 gramas), nacionais e internacionais, em vigor nos países da União Europeia, em 2003. Essa análise comparativa indica que, em Portugal, essas tarifas são inferiores à média dos Quinze: no serviço nacional, situam-se 29  e 10 por cento abaixo da média comunitária, para os correios normal (correio não prioritário) e azul (correio prioritário), respectivamente. No serviço internacional, registavam valores inferiores em 2,2 por cento (segmento UE), 3,9 por cento (segmento outros países da Europa) e 10,7 por cento (segmento resto do mundo), por comparação com os restantes Estados-membros europeus.


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: