Conselho de Ministros de Telecomunicações da UE


/ Atualizado em 17.07.2013

A situação das comunicações electrónicas na Europa, a Directiva sobre a reutilização e exploração comercial de documentos do sector público, o programa MODINIS e a Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação foram os principais temas abordados na reunião de 27 de Março, em Bruxelas, do Conselho de Ministros de Telecomunicações da União Europeia.

No âmbito do primeiro ponto - a situação das comunicações electrónicas na Europa - os quinze concentraram o debate na análise da implementação do novo quadro regulamentar, nas estratégias de banda larga e nos desenvolvimentos da 3ª geração móvel, tendo felicitado a Comissão pela recente aprovação da Recomendação relativa à harmonização da oferta de acesso público via redes locais de rádiohttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=94419 (RL-R) às redes e serviços públicos de comunicações electrónicas na Comunidade.

A  proposta  de Download de ficheiro Directiva sobre a  reutilização e exploração comercial de documentos do sector público foi objecto de acordo político, tendo sido aprovada uma posição comum sobre a mesma. Esta Directiva estabelece um conjunto mínimo de regras aplicáveis à exploração de documentos existentes, de acesso geral, na posse de organismos públicos dos Estados-membros.

Foi igualmente aprovada a posição comum do Conselho, depois da 1ª leitura do Parlamento Europeu, sobre a Download de ficheiro proposta de Decisão relativa ao programa MODINIS. Este programa irá financiar as acções dos Estados-membros relativas à promoção da Sociedade da Informação e visa monitorizar e comparar performances da implementação do eEurope 2005, identificar e difundir boas práticas ao nível regional e local, promover a análise e discussão estratégica e preparar a criação da Agência Europeia de Segurança de Redes e da Informação.

Em particular face à implementação da Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação, a Comissão reafirmou a sua intenção de criar, no segundo semestre de 2003, um grupo de trabalho interdisciplinar para o efeito.

O próximo Conselho de Ministros de Telecomunicações da presidência grega está agendado para Maio de 2003.


Mais informação: