Banda larga móvel cresce mais no 1º trimestre do que banda larga fixa


No final de Março existiam em Portugal cerca de 2,69 milhões de utilizadores com acessos à Internet em banda larga móvel e cerca de 1,73 milhões de clientes com acessos à Internet fixos, dos quais aproximadamente 1,7 milhões em banda larga.

A banda larga móvel apresentou um ritmo intenso de crescimento durante o período em análise. O número de utilizadores aumentou cerca de 313 mil no trimestre, mais 13% que no trimestre anterior e mais 57% que no período homólogo.

Para além do elevado crescimento verificado no número de acessos em banda larga móvel, tem igualmente crescido a sua utilização pelos detentores desses acessos. O número de utilizadores de banda larga móvel activos no período de reporte cresceu cerca de 14,7% no último trimestre, ascendendo a 1,33 milhões de utilizadores, valor 67,9% superior ao verificado no 1.º trimestre de 2008.

No caso do serviço fixo de acesso à Internet, o número total de clientes (cerca de 1,7 milhões) aumentou 3,6% face ao trimestre anterior, e 7,6% em termos homólogos.

O número de clientes de acesso dial-up continuou a decrescer em resultado da migração dos utilizadores para a banda larga. Neste trimestre, o número destes clientes atingiu cerca de 38 mil, menos cerca de 3 mil que no trimestre anterior.

A maioria dos clientes do serviço fixo de acesso à Internet em local fixo utiliza a banda larga; os clientes destes serviços representam cerca de 98% do total de clientes. O número de clientes dos serviços de banda larga fixa atingiu cerca de 1,7 milhões, mais 63 mil que no trimestre anterior. Os clientes de banda larga fixa aumentaram a uma taxa de 3,9% face ao trimestre anterior. Em termos homólogos o crescimento foi de 9,3%.

Este crescimento é sobretudo explicado pela actividade comercial do Grupo PT, Grupo ZON e Vodafone.

A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL, que representa 58,4%, 3,6 pontos percentuais abaixo do máximo registado em Dezembro. O modem cabo é utilizado por 40% dos clientes da banda larga fixa.

A rubrica “outros”, na qual estão incluídas, por exemplo, ofertas baseadas em circuitos alugados, FWA e fibra óptica, e que representa apenas 1,6% do total dos clientes, apresenta crescimentos muito elevados, acima dos 7%.

No que se refere às quotas de clientes de banda larga fixa, a quota de clientes do Grupo PT situou-se nos 42,5%, mais 0,9 pontos percentuais do que no trimestre anterior.

A quota de clientes do Grupo ZON aumentou 0,3 pontos percentuais, para 31,6%.

É também de salientar o aumento da quota de clientes da Vodafone (0,4 pontos percentuais), e a diminuição das quotas da Cabovisão e da Sonaecom.

De acordo com os dados disponíveis, verificou-se que no 1º trimestre e em termos líquidos, cerca de 64% dos novos clientes de banda larga fixa aderiram aos serviços dos operadores do Grupo PT.

Para além do Grupo PT, foram o Grupo ZON (39,8%) e a Vodafone (14,9%) os operadores que mais contribuíram para o acréscimo do número de clientes, em termos líquidos.

O tráfego de acesso à Internet em banda larga cresceu cerca de 29% no trimestre. A evolução ocorrida é sobretudo explicada pela evolução do tráfego da banda larga fixa (mais 30%) que representa cerca de 95% do total. A taxa de crescimento do tráfego fixo é quase 8 vezes superior à taxa de crescimento do número de clientes.

A evolução ocorrida no tráfego fixo resulta, sobretudo, da actividade do Grupo ZON/TV Cabo, que é responsável por dois terços do acréscimo de tráfego verificado. De acordo com a informação disponível, terá sido o lançamento das ofertas de acesso à Internet sobre fibra óptica, para além do crescimento do número de clientes, que explica o significativo aumento do tráfego cursado.

Em termos de tráfego, é o Grupo ZON/TV Cabo que detém a quota mais elevada.

O tráfego de acesso à Internet dos acessos móveis (em MB) cresceu 7,8% no trimestre. O número de clientes activos desta forma de acesso cresceu quase 15%.

No final de Março, a taxa de penetração do acesso à Internet em banda larga situava-se nos 16 por 100 habitantes para os acessos fixos e em 25,4 por 100 habitantes para os acessos móveis.

No caso dos acessos fixos este valor aumentou 0,6 pontos percentuais relativamente ao registado no trimestre anterior, situando-se 1,4 pontos percentuais acima do registado no final do período homólogo. No que respeita à banda larga móvel, a taxa de penetração cresceu 3 pontos no último trimestre.

Gráfico - Informação sobre a penetração de banda larga móvel através de cartões PCMCIA ou modem USB, na UE27 - 4T08


(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Gráfico - Penetração de banda larga na UE27 - 4T08


(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)


Consulte: