O parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes ascendia a quatro milhões de acessos no final do primeiro trimestre de 2009, correspondendo a uma penetração de cerca de 38,1 acessos por 100 habitantes. Face ao trimestre anterior este número traduz um aumento de 0,9% no número de acessos – é a segunda vez em dois anos que se registou um aumento do número de acessos.
De referir que o aumento verificado no número de acessos resulta sobretudo de novas adesões a ofertas multiple play e não se traduziu, em termos globais, em aumento de tráfego.
Neste trimestre, o número de postos públicos instalados ascendia a 35,2 milhares, menos 3,2% face ao trimestre anterior e uma variação homóloga negativa de 13,9%.
As empresas do Grupo Portugal Telecom (Grupo PT) que actuam nestes mercados continuam a deter a maioria dos acessos instalados. No final deste período, o Grupo PT detinha 67,2% do total dos acessos instalados a pedido de clientes, menos 1,3 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 2,7 pontos percentuais que no final do período homólogo.
O número de clientes de serviço telefónico fixo na modalidade de acesso directo rondava 3,2 milhões no final de Março, registando um aumento de 1,7% em relação ao final do trimestre anterior e de 0,1% face ao trimestre homólogo. Para tal contribuíram de forma significativa as ofertas em pacote que integram telefonia fixa, televisão por cabo e/ou Internet e as ofertas de prestadores alternativos suportadas em tecnologia GSM.
Tratou-se do segundo trimestre consecutivo em que se registou um aumento do número de clientes de acesso directo, facto que não ocorria desde há cerca de 2 anos. É de salientar que o acréscimo do número de clientes ocorreu em simultâneo com um decréscimo no número de clientes de acesso directo do Grupo PT (-0,7% em relação ao trimestre anterior e -6,2% face ao trimestre homólogo).
Relativamente ao acesso indirecto através de pré-selecção, este registou uma descida de 5,7% no número de clientes, para 162 mil clientes no trimestre, o valor mais baixo registado desde 2001. Em termos homólogos, o número de clientes de pré-selecção diminuiu cerca de 34%.
A quota de clientes de acesso directo do Grupo PT caiu 1,5 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e 4,2 pontos percentuais em termos homólogos, situando-se nos 62,3% no final de Março. Esta redução da quota de clientes de acesso directo resulta essencialmente das novas ofertas dos prestadores alternativos, baseadas em tecnologias de acesso distintas do Serviço Telefónico Fixo tradicional, sobretudo das ofertas em pacote.
O tráfego total de voz originado na rede fixa durante o primeiro trimestre foi de cerca de 2.056 milhões de minutos, resultantes de cerca de 652 milhões de chamadas.
Em relação ao trimestre anterior, e ao contrário do verificado com o número de acessos instalados a pedido de clientes e com o número de clientes de acesso directo, o volume de minutos e o volume de chamadas diminuíram 1,1% e 2,6%, respectivamente. Em termos homólogos registou-se igualmente uma quebra, tanto ao nível dos minutos - no último trimestre foram originados menos 1,7% do que no mesmo período do ano anterior - como em termos do volume de chamadas, que diminuíram 5,9%.
No que diz respeito ao tráfego em minutos, a descida do tráfego total em termos homólogos é explicada, nomeadamente, pela queda acentuada do tráfego de acesso à Internet dial-up (-45,5%), motivada, entre outras razões, pela forte expansão do acesso à Internet através de tecnologias de banda larga e pela redução do tráfego de voz. No que concerne ao tráfego em chamadas, a descida do tráfego total relativamente ao período homólogo é, sobretudo, resultado da diminuição do tráfego de voz tradicional.
De referir que a descida ocorrida no tráfego total foi ligeiramente mais acentuada do que aquela que seria expectável, tendo em conta a tendência e a sazonalidade própria do tráfego.
Do total de chamadas de voz efectuadas no primeiro trimestre deste ano, 13,8% foram realizadas através de acesso indirecto, valor inferior em 0,5 pontos percentuais ao registado no trimestre anterior e cerca de 2,5 pontos percentuais abaixo do verificado no período homólogo.
No trimestre em análise a tendência de diminuição dos valores das quotas de tráfego de voz do Grupo PT manteve-se, tanto em termos de minutos (64,5% em Março, 0,7 pontos percentuais abaixo do valor registado no trimestre anterior), como em termos de chamadas (65,3% no trimestre, 0,3 pontos percentuais abaixo do valor registado no trimestre anterior).
Consulte:
- Serviços postais https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=277786