ANACOM junta-se às comemorações do Dia Mundial da Usabilidade


Comemorando-se hoje, 12 de Novembro de 2009, o Dia Mundial da Usabilidade, a ANACOM divulga as conclusões e recomendações do estudo de usabilidade ao seu sítio na Internet, realizado pela empresa Work Value.

Este estudo baseou-se na metodologia de Eye Tracking, um termo genérico que identifica o conjunto de tecnologias que visam conhecer o percurso do movimento dos olhos dos utilizadores quando sujeitos a diversos estímulos. No caso da ANACOM, a avaliação recaiu sobre o meio web e o objecto avaliado foi o sítio www.anacom.pthttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2. Com base no percurso visual dos utilizadores é então possível recolher dados objectivos e minuciosos em resposta a questões como o ponto para onde se está efectivamente a olhar ou quais os elementos que atraem mais a atenção.

Contando com a participação de quinze colaboradores da ANACOM de diferentes departamentos e áreas funcionais, que resolveram um total de 24 exercícios, este estudo conduziu às seguintes constatações:

  • Em várias tarefas verificou-se que antes de resolver a questão as pessoas dispersavam o seu olhar por outros elementos em busca de um referencial, o que indicia dificuldade, quer na interpretação do texto dos links e funcionalidades (nomenclatura), quer na percepção da sequência de navegação pretendida para o sucesso da tarefa (nível ideal de usabilidade);
  • Em várias situações da navegação verificou-se uma demora considerável entre a primeira fixação visual na área pretendida e a selecção dessa mesma área, facto que indicia que as áreas que devem merecer e captar de imediato a atenção visual têm uma baixa notoriedade visual (efeito call-to-action);
  • Verificou-se que a maioria dos participantes revelou desconhecer a forma de usar algumas funcionalidades do site (widgets e software), bem como o fim a que se destinam, o que, naturalmente, tem impacto no nível de satisfação e uso do sítio pelo participante, condicionando largamente a sua experiência de navegação;
  • A experiência de utilização evidenciada por alguns participantes resulta, essencialmente, da memória que guardam da estrutura de navegação do sítio (efeito rotineiro originado pelo uso/consulta repetida de determinadas áreas ou funcionalidades) e que pode colocar à margem o correspondente nível de usabilidade. Esta situação é crítica sempre que a arquitectura é sujeita a alterações. Um sítio que integra uma navegação usável ideal pode minimizar este impacto; e
  • Constatou-se um padrão de comportamento em relação ao campo “Pesquisa” situado na página inicial, que foi utilizado pela maioria dos participantes no auxílio das tarefas que não impediam o seu uso.

Tendo em consideração este teste de usabilidade e os diferentes tipos de audiência para os quais o sítio ANACOM está direccionado, o próximo teste (previsto para 2010) será alargado a utilizadores externos numa variante orientada à acessibilidade, envolvendo pessoas com as seguintes necessidades especiais: cegueira, ambliopia, deficiência de motricidade fina e severa dos membros superiores.


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