Elaborado pela SILICON, com o patrocínio da ANACOM, o estudo sobre a ''Adesão das PME nacionais à prática do comércio electrónico'' foi apresentado na reunião da Plataforma de Convergência e Desenvolvimento, que teve lugar em Lisboa, a 10 de Abril, numa altura que a aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação se apresenta, cada vez mais, como um impulsionador da competitividade das pequenas e médias empresas (PME) nacionais no contexto do mercado global.
Em termos gerais, o estudo aponta para o facto de existir um razoável entendimento das vantagens do negócio electrónico por parte das PME e uma vontade real de adesão ao comércio electrónico. Cerca de 86% das empresas exportadoras pretendem um maior envolvimento no comércio electrónico, nos próximos 12 meses. No entanto, apesar de 72% das PME já estarem presentes na Internet, há ainda um elevado número de empresas que não estão registadas em motores de busca internacionais, o que constitui uma lacuna na estratégia de internacionalização das PME nacionais, por via electrónica.
O diagnóstico das dificuldades de acesso das PME nacionais às infra-estruturas e serviços da economia digital, em particular do comércio electrónico, objectivo central desta análise, teve por base as informações recolhidas juntos das PME no âmbito da Campanha Nacional dos EuroInfoCentres sobre o comércio electrónico. Lançada em 2001, esta campanha constituiu uma das principais acções da iniciativa comunitária GoDigital, no quadro do plano de acção eEurope 2002, aprovado no Conselho Europeu de Lisboa (Março 2000).
Para mais informações consulte:
Principais conclusões do estudo, em termos de constrangimentos e de acções propostashttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=62833
Estudo sobre a adesão das PME nacionais à prática do comércio electrónico
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Informação relacionada:
Comércio Electrónico e as PME - apresentaçõeshttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=97436
Comércio electrónico e as PME em análisehttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=97087
Outras Informações relevantes:
Novo regime da assinatura electrónicahttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=96535
Protocolo entre a ANACOM e a UMIChttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=95155
Consulte ainda:
Nacional
Plataforma de Convergência e Desenvolvimentohttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=175
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Communicação da Comissão Europeia, de 27/03/2003 - COM(2003)148 - Adaptar as políticas em matéria de cibercomércio a um ambiente em mudança: a experiência adquirida com a iniciativa ''Go Digital'' e os desafios futuros.
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