Redes de nova geração com 36 mil utilizadores em Setembro


As redes fixas de nova geração que disponibilizam acessos de alta velocidade são, actualmente, suportadas em fibra óptica e em redes de distribuição de TV por cabo que recorram ao standard EuroDOCSIS 3.0.

Em Portugal, no final do terceiro de trimestre de 2009, o número de alojamentos cablados com fibra óptica por todos os operadores ascendia a 731 mil.

O número de alojamentos com acessos suportados em EuroDOCSIS 3.0 – standard utilizado pelos operadores de TV por cabo para prestarem de serviços de alta velocidade -, totalizava 1,7 milhões, sendo cerca de 2,3 vezes superior ao número de alojamentos cablados com fibra óptica.

Os acessos de alta velocidade concentram-se nas Regiões de Lisboa e do Norte.

No final de Setembro existiam cerca de 12 operadores com acessos de alta velocidade instalados. Os principais operadores de rede que instalaram acessos de alta velocidade em Portugal são a ZON, a PTC e a Sonaecom.
 
O número de clientes residenciais que utilizam serviços suportados em acessos de alta velocidade (FTTH e EuroDOCSIS 3.0 ou equivalente) é de 36 mil, o que representa 1,4% dos acessos cablados. Os clientes residenciais que utilizam fibra óptica ascendem a 13 300. Se considerarmos também os clientes empresariais, o número de utilizadores de FTTH subia para 14 mil no final de Setembro.

A ZON é o operador com mais clientes de serviços suportados em acessos de alta velocidade, seguindo-se a Sonaecom - que é também o operador com mais clientes de fibra a óptica - e a PTC.

A penetração em termos de alojamentos familiares clássicos é de 0,6 por 100 alojamentos. É na região de Lisboa que a penetração é mais elevada (1,5 por 100 alojamentos).

A evolução das ofertas suportadas em fibra óptica começa a dar um contributo para o aumento da internet de banda larga fixa. De facto, a rubrica outros acessos, que inclui as ofertas baseadas em fibra óptica, FWA e circuitos alugados, e que representa 2,1% do total, apresenta níveis de crescimento da ordem dos 21%, sobretudo devido à fibra.

No terceiro trimestre de 2009, período no qual se registava a existência de 1,806 milhões de clientes de banda larga fixa, mais 3,1% que no trimestre anterior, a principal tecnologia de acesso continuava a ser o ADSL (57,6%). Os clientes de acesso por modem por cabo, que totalizavam cerca de 729 mil, correspondem a 40,3% do total de clientes de banda larga fixa.

No que respeita à banda larga móvel existiam, no final de Setembro, 3,4 milhões de utilizadores, mais 17% que no trimestre anterior. O número de utilizadores de banda larga móvel activos no trimestre cresceu cerca de 36,7%, rondando dois milhões de utilizadores, e representa 58% do total de clientes da banda larga móvel.