ANACOM apoia edição de 2008 do programa YES


A ANACOM vai apoiar a edição de 2008 do programa Youth Education Scheme (YES), da União Internacional das Telecomunicações (UIT), à semelhança do que sucedeu em 2004 e 2007. Esta iniciativa do Gabinete de Desenvolvimento das Telecomunicações (BDT) da UIT, inserida no Programa de Juventude, é dirigida a jovens carenciados de países em vias de desenvolvimento que desejem completar o ensino superior na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e outras relacionadas, contribuindo, com o conhecimento que adquiram, para o desenvolvimento da sua comunidade, país ou região.

No quadro do programa de cooperação com os países de expressão portuguesa, o patrocínio da ANACOM será canalizado para candidatos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e de Timor-Leste.

Os jovens estudantes de países em vias de desenvolvimento, que não possuam recursos financeiros para acabar os seus estudos na área das TIC e tenham entre 20 e 30 anos, devem ainda providenciar a seguinte informação:

  • Curriculum vitae comprovando o interesse e conhecimentos já adquiridos na área das comunicações;
     
  • Duas cartas de recomendação (preferencialmente de professores das escolas mais recentes);
     
  • Escrever um texto indicando a sua motivação para completar os estudos.

O prazo para apresentação de candidaturas termina a 25 de Maio de 2008, podendo estas ser enviadas (formulário e documentos exigidos) por correio electrónico para  youth@itu.int, por fax para +41 22 730 54 84 ou por correio para o endereço International Telecommunication Union/ Telecommunication Development Bureau (BDT), Special Initiatives Unit (SIS), Place des Nations, CH - 1211 Geneva 20/Switzerland.

Será dada prioridade aos estudantes que pretendam continuar a estudar no seu país de origem ou num país vizinho. O financiamento desta iniciativa é feito através de patrocínios e contribuições voluntárias, sendo que os subsídios da iniciativa YES só cobrem os custos escolares, os quais serão pagos directamente às universidades.


Mais informação: