Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação


O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, que se comemora anualmente a 17 de Maio, será este ano subordinado ao tema “Ligando os cidadãos com necessidades especiais: Oportunidades das TIC para Todos”.

A União Internacional das Telecomunicações (UIT) insta todas as partes envolvidas, governamentais e não governamentais, a tomarem consciência da necessidade de adopção de políticas e estratégias que respondam às necessidades das pessoas com necessidades especiais, nomeadamente no que se refere ao acesso universal e à igualdade de oportunidades, que constituem o âmago da sociedade de informação.

Neste contexto, a UIT apela aos Estados para que tomem medidas apropriadas nesse sentido, nomeadamente: garantir o acesso às TIC e aos serviços de emergência numa base de igualdade; promover o acesso às novas TIC, incluindo à Internet; assegurar que as pessoas com incapacidades possam exercer livremente o direito à liberdade de expressão e de opinião; encorajar os meios de comunicação social a tornarem os seus serviços acessíveis.

As comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação a nível nacional decorrem na Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC), a 19 de Maio, contando com a presença de Mário Lino, Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Presidente da ANACOM. A sessão institucional inclui a apresentação do primeiro volume de uma colecção de investigação sobre “Fontes documentais coligidas por Godofredo Ferreira”, a que se seguirá a inauguração da exposição sobre “Telecomunicações Militares”.


Consulte:

Mais informação: