Estudos de avaliação da qualidade das redes e serviços móveis GSM/UMTS


São hoje divulgados os estudos de avaliação da qualidade dos serviços móveis de voz (GSM), videotelefonia (UMTS) e cobertura das redes (GSM e WCDMA), disponibilizados pelos operadores Optimus (actual Sonaecom), TMN e Vodafone Portugal.

Estes estudos da ANACOM incidem sobre diferentes regiões e referem-se aos seguintes períodos:

  • Principais aglomerados urbanos e eixos rodoviários de Portugal Continental, realizado de 18 de Setembro a 19 de Outubro de 2007;
     
  • Serviço alfa pendular da CP - eixo ferroviário Braga-Porto-Lisboa-Faro -, realizado de 18 de Fevereiro a 11 de Março de 2008.

Em ambos os estudos foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspectiva do utilizador e os serviços objecto dos estudos: i) cobertura das redes; ii) acessibilidade do serviço (de voz ou de videotelefonia); iii) tempo de estabelecimento de chamadas (de voz ou de videotelefonia); iv) taxa de terminação de chamadas (de voz ou de videotelefonia); v) qualidade áudio de chamada (de voz ou de videotelefonia); e vi) qualidade vídeo de chamada (videotelefonia).

No que respeita ao estudo levado a cabo nos aglomerados urbanos e eixos rodoviários de Portugal Continental, os resultados mostram diferenças significativas entre as redes GSM e UMTS, apresentando as primeiras bons níveis de cobertura e um bom desempenho do serviço de voz, tanto nos aglomerados urbanos como nos eixos rodoviários (sem alterações significativas face ao estudo realizado em Novembro/Dezembro de 2006). As redes UMTS, porém, ficaram aquém, não apresentando uma boa cobertura WCDMA e persistindo algumas zonas com deficiente ou mesmo inexistente cobertura, principalmente nos eixos rodoviários. Esta cobertura melhorou, no entanto, em relação ao estudo realizado em 2006. O desempenho do serviço de videotelefonia ficou aquém do observado para o serviço de voz, nomeadamente nos indicadores acessibilidade do serviço e taxa de terminação de chamadas, sendo o afastamento maior nos eixos rodoviários. O tempo médio de estabelecimento de chamadas não apresenta diferenças significativas entre aglomerados urbanos e eixos rodoviários, mantendo-se aproximadamente nos mesmos valores registados em 2006.

Relativamente ao estudo realizado no serviço alfa pendular da CP, constatam-se igualmente diferenças significativas entre os sistemas de comunicações móveis GSM e UMTS, apresentando os primeiros melhor cobertura e um melhor desempenho do serviço de voz. Quando comparados os resultados do serviço de voz com os obtidos no estudo realizado em Novembro de 2005, verifica-se uma evolução positiva, sobretudo nos indicadores acessibilidade de serviço e taxa de terminação de chamadas. No entanto, os resultados globais deste estudo ficam aquém dos observados nos eixos rodoviários, tanto em GSM como em WCDMA. O desempenho do serviço de videotelefonia é fortemente penalizado pela baixa acessibilidade do serviço, nomeadamente no eixo Lisboa-Faro. Os tempos médios de estabelecimento de chamadas encontram-se, tal como no serviço de voz, dentro dos patamares expectáveis para este serviço, sendo pouco expressivas as diferenças entre eixos ferroviários.


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