Aspectos técnicos


Metodologia

Aspectos fundamentais

A metodologia seguida neste estudo assenta em 3 aspectos fundamentais:

a) Medidas extremo-a-extremo: As medições são efectuadas entre um ponto terminal de uma rede móvel e um ponto terminal de uma rede fixa;
 
b) Imparcialidade: As medições são efectuadas em simultâneo, no tempo e no espaço, para os três operadores (OPTIMUS, VODAFONE e TMN), garantindo-se assim igualdade de condições de teste;
 
c) Objectividade: Os testes são realizados de uma forma totalmente automática, eliminando-se a subjectividade inerente à intervenção ou decisão humana.

Indicadores de qualidade de serviço

Com este estudo são analisados três indicadores de uma rede móvel, de importância fundamental, considerando a perspectiva de qualidade na óptica do utilizador, a saber:

a) Cobertura: Verificação dos níveis de sinal.

O equipamento de teste e medida utilizado permite medir o nível de sinal recebido pelo terminal móvel. Todas estas medidas são georeferenciadas, permitindo, à posteriori, efectuar a sua representação num mapa, facilitando a visualização dos níveis de cobertura de cada operador nos vários trajectos objecto de estudo.

Tabela 1 - Nível de sinal
Nível de Sinal (dBm)
> -100 Cobertura
> -110 ^ <= -100 Má Cobertura
<= -110 Ausência de Cobertura

b) Acessibilidade: Consiste em verificar a capacidade de estabelecimento e manutenção de chamadas, de uma rede móvel.

É analisada a capacidade de estabelecimento com sucesso de comunicações de voz entre dois extremos, um terminal de uma rede móvel e um terminal de uma rede fixa, bem como a capacidade das redes manterem essa chamada durante um período pré-estabelecido.

Nos casos em que não foi possível estabelecer a comunicação ou esta foi abandonada já na fase de conversação, é identificada a causa desse insucesso ou abandono.

c) Qualidade Áudio: Consiste em verificar a perceptividade das conversações mediante o estabelecimento de uma ligação com sucesso e durante um período de tempo.

Para avaliação deste indicador é simulada, pelo sistema, uma conversação telefónica entre dois utilizadores.

O método de avaliação da qualidade áudio, tal como é sentida pelos utilizadores, tem por base o modelo ?E-Model?, que é recomendado por organismos internacionais como o ETSI1https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=55129 (ETR 250) e o ITU2https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=55130 (ITU-T Recommendation G.107). Com base neste modelo é calculado o índice MOS (Mean Opinion Score).

Figura 9 - Metodologia utilizada para aferição da qualidade áudio

Figura 9 - Metodologia utilizada para aferição da qualidade áudio
(clique na imagem para ver a figura numa nova janela)

A escala MOS quantifica o esforço necessário para se perceber uma conversação. Tem o valor 0 quando não há comunicação e 5 quando a comunicação é perfeita. Os valores 0 e 5 são apenas teóricos e, por isso, nunca aparecem nos resultados das medidas.

Tabela 2 - Escala MOS
MOS Qualidade
5 Excelente
4 Boa
3 Aceitável
2 Pobre
1

Procedimentos de realização das medidas

Os testes consistem no estabelecimento e manutenção de chamadas de voz nas seguintes condições:

1. Entre terminais das Redes Móveis GSM e terminais de uma Rede Telefónica Fixa (Móvel Fixo);

Figura 10 - Origem e Destino das chamadas de teste

Figura 10 - Origem e destino das chamadas de teste
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2. Durante a recolha de medidas os equipamentos terminais móveis (1 por operador) deslocam se ao longo do trajecto em estudo;

3. As chamadas são inicializadas alternadamente pelos terminais móveis e fixos;

4. O espaçamento temporal entre chamadas consecutivas é de 160 segundos;

Figura 11 - Estrutura temporal de uma chamada de voz, realizada com o equipamento Datamat M366plus

Figura 11 - Estrutura temporal de uma chamada de voz, realizada com o equipamento Datamat M366plus
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5. Após o estabelecimento com sucesso da chamada, segue-se uma fase de conversação (é simulada uma conversação real) com duração máxima de 110 segundos3https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=55131 (inferior se a chamada foi abandonada ou o tempo de estabelecimento tiver sido longo);

6. Durante a fase de conversação são feitas medidas de qualidade áudio (MOS) em cada um dos extremos intervenientes na chamada.

Locais visados

Foram objecto de análise os principais aglomerados urbanos destes arquipélagos - Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Funchal - bem como os eixos rodoviários principais de todas as ilhas.

Dimensão da amostra

Tabela 3 - Duração da recolha de medidas
  Horas em Medidas
Açores e Madeira Açores Angra do Heroísmo 6h11
Ponta Delgada 6h01
Ilha do Corvo 1h05
Ilha do Faial 6h04
Ilha das Flores 3h50
Ilha Graciosa 3h08
Ilha do Pico 6h30
Ilha de Santa Maria 3h16
Ilha de S. Jorge 6h11
Ilha de S. Miguel 13h45
Ilha Terceira 6h33

Total

62h34
Madeira Funchal 6h14
Ilha da Madeira 12h08
Ilha de Porto Santo 3h05

Total

21h27
 

Total Açores e Madeira

84h01

Condições de recolha das medidas

Em cada aglomerado urbano foram efectuadas 2 sessões de medida com duração aproximada de 3h00 cada. Em cada eixo rodoviário foram efectuadas, pelo menos, duas passagens em recolha de dados.

As sessões de medida decorreram durante os períodos normais de trabalho dos dias úteis.

Equipamento de teste e medida

Para a realização destes testes a ANACOM utilizou o equipamento de teste e medida DATAMAT M366plus que é um analisador de Qualidade de Serviço para redes GSM.

Ferramentas de pós-processamento

Associada ao equipamento M366plus existe uma ferramenta de software, denominada ?Report?, que permite armazenar, organizar e gerar estatísticas da informação recolhida pelas unidades de medida.

O equipamento M366plus incorpora um receptor de GPS que permite georeferenciar todas as medidas que são efectuadas. Esta informação é explorada pela ferramenta ?GeoReport? que, em paralelo com uma terceira ferramenta - ?MAPINFO? - permite visualizar a informação estatística, gerada pelo ?Report?, em mapas geográficos digitais.

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1 European Telecommunications Standards Institute.
2 International Telecommunications Union.
3 Valor próximo do tempo médio de conversação das comunicações efectuadas, através das redes em estudo, no 1.º trimestre de 2005.