VI Assembleia Geral da ARCTEL-CPLP e V Fórum Lusófono das Comunicações - Maputo


Decorreu, a 21 e 22 de abril, em Maputo (Moçambique), no Centro de Conferências do Indy Village Hotel & SPA, a VI Assembleia Geral da Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ARCTEL-CPLP). Destaca-se a tomada de posse dos novos membros da Direção, agora presidida pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), com um mandato de dois anos, e a aprovação do plano de atividades e respetivo orçamento. De assinalar ainda a decisão de realização de um seminário sobre "Produção de Conteúdos no Espaço Lusófono", em Cabo Verde, bem como o lançamento da plataforma ARCTEL Intel.

No âmbito da Assembleia Geral, tiveram lugar, a 23 e 24 de abril, o V Fórum Lusófono das Comunicações e a IV Mostra Tecnológica, que contaram com a presença de mais de 190 participantes e um total de 25 empresas do sector, de todo o espaço lusófono.

Submetido ao tema "As comunicações CPLP na Era Digital", o Fórum visou promover o intercâmbio de experiências e informação, na tentativa de compreender a adaptação do sector à era digital e quais as perspetivas para o futuro. O vogal do conselho de administração (CA) da ANACOM, João Confraria, participou como moderador no painel 3, intitulado "TV Digital Interativa. Atalho Seguro para a Inclusão Digital". Os restantes painéis abordaram os seguintes temas: "Que modelo de Governação da Internet", "O serviço postal e o Comércio Eletrónico" e "Infraestruturas internacionais digitais: cabos submarinos e data center".

Na Mostra Tecnológica estiveram presentes 25 expositores, entre fabricantes, prestadores de serviços e operadores dos vários países da CPLP, mostrando o que de melhor se faz no mercado lusófono.

A presente edição contou com a Confederação Empresarial da CPLP, como parceiro institucional e o apoio da Confederation of Trade Association (CTA) e da Câmara de Comércio Luso-Moçambicana.