50.ª reunião do Comité Técnico 210 - Bruxelas


Decorreu em Bruxelas (Bélgica), a 16 e 17 de dezembro de 2014, a 50.ª reunião do Comité Técnico 210 (TC210) do CENELEC, presidida por John Davies (Reino Unido) e secretariada por Jathan Rayner (Reino Unido), contou com a presença de Dorota Papiewska e Javier Arregui da Comissão Europeia (CE) e do consultor de compatibilidade eletromagnética (CEM) Brian Jones. A agenda da reunião foi aprovada (doc. TC210/sec0840A/DA). A ata da anterior reunião será alterada com a clarificação dos comentários da União Internacional de Amadores de Radiocomunicações (IARU)sobre a representatividade das posições de algumas associações de radioamadores.

Os métodos de ensaio de referência/alternativos foram novamente discutidos e apesar das diferentes margens em relação ao limite, supostamente asseguram a presunção de conformidade com a diretiva. Foi decidido colocar a questão ao nível do Comité International Spécial des Perturbations Radioélectriques (CISPR) para eventual acerto dos limites dos métodos de medição em causa (potência perturbadora – emissão radiada).

O memorando de entendimento (MoU) entre o Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica (CENELEC) e o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) terá de ser revisto no que respeita aos recetores de radiodifusão, cujas características estão agora no âmbito da Diretiva de Equipamentos Rádio (RED), continuando os aspectos de CEM no âmbito do CENELEC. A EN55020 amendment A13 será enviada para votação, tratando da imunidade radiada somente, mas abrangendo já o digital video broadcasting por cabo (DVB-C) e por satélite (DVB-S). O Grupo de Trabalho 12 (WG12) suspenderá a sua tarefa de seletividade dos tunners que passa para o Task Group 17 do Electromagnetic compatibility and Radio spectrum Matters (TG17/ERM) do ETSI, sendo que este grupo do ETSI está a trabalhar com o Comité Técnico 209 (TC209) nas antenas e amplificadores não profissionais e profissionais, respetivamente. Serão preparadas modificações comuns à EN55035 cobrindo os aspectos CEM relevantes para o LTE da EN55020 e tendo em conta as ETS 300 386 e ETS 301 489.

A norma EN50561-1 sobre comunicações através de rede de transmissão elétrica (PLC) in-house terá desenvolvimentos no que respeita à introdução da tecnologia Multiple Input Multiple Output (MIMO). Havendo um mandato da CE para cumprir, o acesso com tecnologia PLC (prEN50561-2), mesmo que pouco utilizada em smart metersmachine-to-machine (M2M), célula fotovoltaica, etc., continuará a ser desenvolvida no Grupo de Trabalho 11 (WG11). Esta tecnologia perde competitividade face à rádio, caso haja necessidade de aplicar filtro, pois o custo deste é da mesma ordem de grandeza do próprio PLC. A norma prEN50561-3 (PLC até 87,5MHz) teve muitos comentários na fase de inquérito, que estão já em análise, seguindo depois para votação.

A CE entende que a regra 80/80 é regulatória, a CISPR entende que não e nada fará para a remover, pois está na base da formulação dos limites CISPR. Na ausência desta abordagem estatística da CISPR, a exigência de conformidade de todos os produtos, levaria a que todos teriam de ser ensaiados individualmente, a única maneira de garantir a conformidade, o que é manifestamente impraticável. Foi formado um grupo para tratar o assunto e apresentá-lo no próximo Grupo de Trabalho de Compatibilidade Eletromagnética (EMCWP) e o ponto de partida será o documento TC210/Sec0843/INF, que fundamenta a posição aqui defendida e será a base de argumentação do CENELEC face à posição da CE no documento TC210/Sec0827/INF.

Está prevista para início do próximo ano a publicação da nova lista de normas harmonizadas para a compatibilidade eletromagnética (CEM) no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE).

A próxima reunião será em Dublin, a 19 e 20 de maio de 2015. A seguinte será em Bruxelas, a 8 e 9 de dezembro de 2015.