Relatório sobre o consumidor de comunicações eletrónicas 2015


Estudos e relatórios

Relatório realizado pela ANACOM sobre o consumidor de comunicações eletrónicas em 2015, que sintetiza a informação recolhida sobre os utilizadores finais dos serviços de comunicações eletrónicas nos segmentos residencial e empresarial. Apresenta igualmente os dados disponíveis sobre os cidadãos e entidades que não subscrevem serviços de comunicações eletrónicas.

Esta informação é recolhida fundamentalmente através de inquéritos de natureza amostral, sendo que, para cada um dos segmentos de utilizadores indicados, se identificam os elementos seguintes:

  • características e perfil dos utilizadores;
  • tipo e nível de utilização dos vários serviços;
  • nível de satisfação com os serviços prestados;
  • motivos da eventual insatisfação;
  • eventual existência de reclamações;
  • mudança de prestador de serviços de comunicações eletrónicas, quando esta ocorreu.

No caso dos cidadãos e entidades que não subscrevem serviços de comunicações eletrónicas identificou-se o seu perfil e as eventuais barreiras à adesão aos serviços.