CPG PT2 e PT3 - Helsínquia


/ Atualizado em 26.07.2006

Realizaram-se entre 5 e 8 de Abril, em Helsínquia, as reuniões dos grupos PT 2 e PT3, do Grupo de Preparação de Conferências (CPG), com vista a desenvolver as posições europeias à próxima Conferência Mundial das Radiocomunicações de 2007 (WRC07).

O PT2 é responsável pelas questões relacionadas com os serviços científicos espaciais (exploração da Terra por satélite, investigação espacial e meteorologia por satélite) e com os serviços terrestres, tendo neste encontro actualizado as Briefs com os mais recentes resultados das reuniões que decorreram no Sector das Radiocomunicações da União Internacional das Telecomunicações (UIT-R).

Destacam-se os trabalhos em curso no âmbito da revisão dos critérios de partilha entre os serviços passivos (exploração da Terra por satélite e investigação espacial) e os serviços activos (fixo e móvel) nas faixas dos 10.6-10.68 GHz, 18 GHz e 36 GHz, do impacto da alteração do estatuto regulamentar do serviço de radiolocalização na faixa dos 9 GHz, dos critérios de partilha entre os serviços móvel e móvel por satélite (MSS) na faixa 1668-1668.4 MHz, entre o MSS e o serviço de radiodifusão na faixa 670-790 MHz, dos critérios da atribuição de faixas em torno dos 1400 MHz para os sistemas não-geostacionários do MSS (NGSO MSS) e também a tomada de posição sobre telecomunicações ópticas terrestres em espaço livre acima dos 3000 GHz.

O PT3 é responsável pelas questões relativas aos serviços fixo, fixo por satélite e radionavegação aeronáutica. O tema mais relevante abordado por este PT tem a ver com a possível atribuição adicional de faixas de frequências, no intervalo entre 108 e 6000 MHz, ao serviço móvel aeronáutico, bem como a discussão sobre a definição regulamentar de serviços de telemetria e telecomando aeronáutico. Este assunto tem merecido uma atenção especial da Comissão Europeia e das administrações dos vários membros da CEPT porque poderá ter um impacto significativo na política comunitária para o sector da aviação civil.

Outros assuntos relevantes prendem-se com as condições de partilha de frequências entre as plataformas estratosféricas e os serviços fixo e fixo por satélite, a revisão dos limites de potência para os sistemas de satélites de órbitas altamente inclinadas e ainda a possível replanificação da faixa dos 22 GHz para o serviço de radiodifusão por satélite.

Os trabalhos de preparação europeia para a WRC07 têm estado até ao momento focados no desenvolvimento das Briefs, documentos que contêm a informação detalhada sobre um determinado assunto da agenda da conferência e indicativos da posição que a Europa eventualmente virá a defender futuramente através duma proposta comum (ECP).

As Briefs integram também as posições de outras organizações, tais como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), a Telecomunidade Ásia-Pacífico (APT), a Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL), a Comissão Europeia e o Eurocontrol.