Fórum WSIS - Genebra


Decorreu em Genebra (Suíça), de 18 a 22 de Maio de 2009, o primeiro Fórum WSIS, na prática, uma nova apresentação para o anterior ''WSIS Cluster''. À semelhança do seu antecessor, o Fórum WSIS pretende promover um debate conjunto entre as várias organizações envolvidas no processo ditado pela Cimeira Mundial de Sociedade de Informação (World Telecommunication Information Society - WSIS), designadamente, a União Internacional das Telecomunicações (UIT), a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP), a UNESCO e a União Postal Universal (UPU).

Neste fórum pretendeu-se efectuar um balanço dos avanços registados as linhas de acção decididas na WSIS e, em simultâneo, identificar as situações que exigem uma maior atenção no sentido de garantir que os objectivos traçados pela Cimeira serão atingidos. Em detalhe, e em comparação com o ''WSIS Cluster'', ao invés do evento se estender ao longo de duas a três semanas, distribuído pelas sedes das várias organizações envolvidas, no Fórum WSIS o trabalho foi concentrado numa única semana via uma melhor articulação entre as várias agências das Nações Unidas envolvidas. Em particular, foram eliminadas as duplicações existentes nos programas do ''WSIS Cluster'', os quais eram traçados individualmente por cada uma das agências envolvidas no processo da WSIS.

Ainda assim, e reconhecendo que o actual formato se aproxima na forma do seguido pelo Fórum de Governação da Internet (IGF - Internet Governance Forum), no final dos trabalhos foram feitas sugestões de melhoria do formato para o futuro, designadamente:

  • que seja permitida uma maior interactividade;
  • que as apresentações feitas sejam disponibilizadas de preferência com anotações do autor;
  • que passe a haver um relatório final do Fórum;
  • que cada painel congregue um maior número de visões de preferência divergentes sobre um mesmo assuntos de modo a que, num mesmo painel, se possam confrontar as várias perspectivas e chegar a conclusões com um maior nível de consenso.

Note-se que no caso particular da UIT, a sua intervenção abrange as linhas de acção C2 - Information and Communication Infrastructures, C4 - Capacity Building e C6 - Enabling Environment. Assim, e tendo em conta as competências da ANACOM, e tendo em conta que existiam diversas sessões paralelas, o acompanhamento do Fórum feito por esta Autoridade nacional incidiu sobre os painéis dedicados a temas tais como:

  • Painel de Alto Nível sobre o tema ''Acedendo ao conhecimento'';
  • Painel de Alto Nível sobre o tema ''Mecanismos financeiros para a inversão económica'';
  • Painel de Alto Nível sobre o tema ''Cibersecurity'' (Linha de acção C5);
  • Painel de Alto Nível sobre ICT para uma vida melhor;
  • Painel de Alto Nível sobre as alterações climáticas e o papel das ICT;
  • Painel de Alto Nível sobre e-government;
  • Protecção das crianças online (COP - Child Online Protection);
  • Linha de Acção C2;
  • Linha de Acção C4;
  • Linha de Acção C6;
  • Reduzindo a fractura da normalização;
  • Exemplos de sucesso de parcerias público-privado.