A plataforma de comunicação interna integra o já referido Núcleo de Documentação e Informação Técnica (NDIT) do ICP-ANACOM, que organiza, disponibiliza e difunde a documentação relevante numa perspectiva catalisadora e gestora dirigida, sobretudo, aos interesses dos utilizadores internos, e a Intranet.
6.2.1 Núcleo de Documentação e Informação Técnica (NDIT)
O NDIT dispõe de um acervo documental de mais de 20.000 exemplares de livros, estudos e relatórios, para além de documentação de organismos internacionais ligados ao sector das comunicações, mas abrangendo também outras áreas temáticas, como gestão e economia, direito, ciências sociais e tecnologias da informação. Possui, igualmente, uma colecção de cerca de 200 publicações periódicas, permanentemente disponíveis para consulta e empréstimo e possibilita o acesso a um conjunto de 20 bases de dados e acessos em linha, com especial incidência nas áreas das tecnologias da informação, telecomunicações, normalização, legislação e jurisprudência.
Foi efectuado em 2003 um levantamento da informação existente (livros, publicações periódicas, bases de dados) e dos procedimentos seguidos, tendo-se procedido à sua restruturação e melhor adequação aos princípios que norteiam a comunicação interna, visando a divulgação alargada do conhecimento disponível, em tempo útil e adaptada às necessidades específicas dos utilizadores internos.
O desenvolvimento do projecto ?biblioteca virtual?, enquanto portal de acesso a bancos de informação seleccionada e estruturada de acordo com os interesses e necessidades do ICP-ANACOM, mereceu um impulso assinalável. Este projecto, cuja concretização transitou para 2004, visa, em particular, disponibilizar em todos os postos de trabalho e na Intranet o catálogo documental electrónico existente bem como o acesso a serviços e bases de dados em linha, constituindo igualmente um espaço de difusão das ultimas obras recebidas no NDIT e dos destaques editoriais.
Evidencia-se nos quadros seguintes o conjunto de serviços que o NDIT presta e o número e tipologia de solicitações recebidas por parte dos seus utilizadores:
Documentação Técnica (incluindo legislação) | Publicações periódicas | |||
---|---|---|---|---|
2002 | 2003 | 2002 | 2003 | |
Aquisições e assinaturas | 301 | 355 | 232 | 172 |
Empréstimos | 491 | 476 | 73 | 112 |
Consultas no local | 1066 | 1344 | 544 | 222 |
Pesquisa da informação | 1573 | 2351 | 548 | 107 |
Difusão por circulação | 604 | 2132 | 5978 | 6894 |
Comunicações móveis - 3G /UMTS |
Internet |
Comércio electrónico |
Televisão digital |
Interligação |
Substituição serviço fixo / móvel |
Direito |
Serviços postais |
Legislação sectorial |
PP | PT | PE | EM | TOTAL | |||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2002 | 2003 | 2002 | 2003 | 2002 | 2003 | 2002 | 2003 | ||
Utilizadores internos | 108 | 223 | 574 | 555 | 291 | 305 | 118 | 201 | 2375 |
Utilizadores Externos | 104 | 103 | 61 | 95 | 4 | 5 | 3 | 3 | 378 |
Total | 212 | 326 | 635 | 650 | 295 | 310 | 121 | 204 | 2753 |
PP - Pedido pessoal; PT - Pedido telefónico; PE - Pedido escrito; EM - E-mail
6.2.2 Intranet
O projecto de transformação da Intranet numa plataforma de excelência de comunicação interna teve em 2003 um avanço ímpar, através da avaliação da situação existente e da preparação da sua total renovação, tanto em termos de ferramentas de gestão como de conteúdos, incluindo a definição da nova arquitectura da informação adequada aos conteúdos a disponibilizar e o desenvolvimento do ?Espaço Q?, área de divulgação da informação relevante sobre o Sistema de Gestão pela Qualidade Total.