6.2 Comunicação interna


/ Atualizado em 20.01.2005

A plataforma de comunicação interna integra o já referido Núcleo de Documentação e Informação Técnica (NDIT) do ICP-ANACOM, que organiza, disponibiliza e difunde a documentação relevante numa perspectiva catalisadora e gestora dirigida, sobretudo, aos interesses dos utilizadores internos, e a Intranet.

6.2.1 Núcleo de Documentação e Informação Técnica (NDIT) 

O NDIT dispõe de um acervo documental de mais de 20.000 exemplares de livros, estudos e relatórios, para além de documentação de organismos internacionais ligados ao sector das comunicações, mas abrangendo também outras áreas temáticas, como gestão e economia, direito, ciências sociais e tecnologias da informação. Possui, igualmente, uma colecção de cerca de 200 publicações periódicas, permanentemente disponíveis para consulta e empréstimo e possibilita o acesso a um conjunto de 20 bases de dados e acessos em linha, com especial incidência nas áreas das tecnologias da informação, telecomunicações, normalização, legislação e jurisprudência.

Foi efectuado em 2003 um levantamento da informação existente (livros, publicações periódicas, bases de dados) e dos procedimentos seguidos, tendo-se procedido à sua restruturação e melhor adequação aos princípios que norteiam a comunicação interna, visando a divulgação alargada do conhecimento disponível, em tempo útil e adaptada às necessidades específicas dos utilizadores internos. 

O desenvolvimento do projecto ?biblioteca virtual?, enquanto portal de acesso a bancos de informação seleccionada e estruturada de acordo com os interesses e necessidades do ICP-ANACOM, mereceu um impulso assinalável. Este projecto, cuja concretização transitou para 2004, visa, em particular, disponibilizar em todos os postos de trabalho e na Intranet o catálogo documental electrónico existente bem como o acesso a serviços e bases de dados em linha, constituindo igualmente um espaço de difusão das ultimas obras recebidas no NDIT e dos destaques editoriais.

Evidencia-se nos quadros seguintes o conjunto de serviços que o NDIT presta e o número e tipologia de solicitações recebidas por parte dos seus utilizadores:

Quadro I.19 - Conjunto de Serviços Prestados pelo NDIT
 Documentação Técnica (incluindo legislação)Publicações periódicas
2002200320022003
Aquisições e assinaturas 301 355 232 172
Empréstimos 491 476 73 112
Consultas no local 1066 1344 544 222
Pesquisa da informação 1573 2351 548 107
Difusão por circulação 604 2132 5978 6894
Quadro I.20 - Assuntos mais solicitados
Comunicações móveis - 3G /UMTS
Internet
Comércio electrónico
Televisão digital
Interligação
Substituição serviço fixo / móvel
Direito
Serviços postais
Legislação sectorial
Quadro I.21 - Solicitações recebidas no NDIT em 2002 e 2003:
 PPPTPEEMTOTAL
20022003200220032002200320022003
Utilizadores internos 108 223 574 555 291 305 118 201 2375
Utilizadores Externos 104 103 61 95 4 5 3 3 378
Total 212 326 635 650 295 310 121 204 2753

PP - Pedido pessoal; PT - Pedido telefónico; PE - Pedido escrito; EM - E-mail

6.2.2 Intranet

O projecto de transformação da Intranet numa plataforma de excelência de comunicação interna teve em 2003 um avanço ímpar, através da avaliação da situação existente e da preparação da sua total renovação, tanto em termos de ferramentas de gestão como de conteúdos, incluindo a definição da nova arquitectura da informação adequada aos conteúdos a disponibilizar e o desenvolvimento do ?Espaço Q?, área de divulgação da informação relevante sobre o Sistema de Gestão pela Qualidade Total.