Definições genéricas


/ Atualizado em 30.09.2019

Estação de radiocomunicações

É uma estação constituída por um ou vários emissores ou recetores ou um conjunto de emissores e recetores, incluindo os demais equipamentos acessórios, em condições de funcionamento e necessários para assegurar um serviço de radiocomunicações, ou o serviço de radioastronomia.

Estação CGC

É uma estação terrestre complementar (Complementary Ground Component) dos sistemas do serviço móvel por satélite (Mobile Satellite Service - MSS), utilizada num local fixo para melhorar a disponibilidade destes sistemas em áreas geográficas situadas na zona de cobertura (footprint) do ou dos respetivos satélites e onde não seja possível assegurar as comunicações com uma ou várias estações espaciais (satélites) com a qualidade requerida.

Estação espacial

É uma estação de radiocomunicações localizada sobre um objeto que está para além, ou pretende ir além, ou já esteve para além da parte principal da atmosfera terrestre.

Estação terrena móvel

É uma estação terrena do serviço móvel por satélite destinada a ser utilizada quando em movimento ou durante paragens em locais não determinados.

Estação terrena (segmento terrestre)

É uma estação de radiocomunicações localizada quer na superfície da Terra quer na parte principal da atmosfera terrestre e com o propósito de comunicar com uma ou mais estações espaciais ou uma ou mais estações da mesma natureza, utilizando para o efeito um ou mais satélites refletores ou outros objetos espaciais.

Ligação de conexão (feeder link)

É uma ligação radioelétrica em faixas de frequências atribuídas ao serviço fixo por satélite, entre uma estação terrena e uma estação espacial, ou vice-versa, transmitindo informação para um serviço de radiocomunicações espaciais diferente do serviço fixo por satélite.

Ligação por satélite

É uma ligação radioelétrica entre uma estação terrena emissora e uma estação terrena recetora através de um satélite.

Uma ligação por satélite compreende uma ligação ascendente (sentido Terra - espaço, que na terminologia inglesa se designa por uplink) e uma ligação descendente (sentido espaço - Terra ou downlink).

Radioastronomia

É a Astronomia baseada na receção de ondas eletromagnéticas de origem cósmica.

Radiocomunicações espaciais

São radiocomunicações que envolvem a utilização de uma ou mais estações espaciais ou a utilização de um ou mais satélites refletores ou outros objetos no espaço.

Radiodeterminação

É a determinação da posição, velocidade e ou outras caraterísticas de um objeto, ou a obtenção de informação relacionada com estes parâmetros, utilizando as propriedades de propagação das ondas radioelétricas.

Radiolocalização

É a radiodeterminação utilizada com objetivos diferentes dos de radionavegação.

Radionavegação

É a radiodeterminação utilizada com objetivos de navegação, incluindo a localização de obstáculos.

Rede de satélites

É um sistema de satélites ou parte de um sistema de satélites, que consiste num satélite e uma ou várias estações terrenas.

Satélite geossíncrono

É um satélite da Terra cujo período de revolução é igual ao período de rotação da Terra sobre o seu eixo.

Satélite geoestacionário

É um satélite geossíncrono cuja órbita circular e direta está contida no plano do equador da Terra e que assim permanece aproximadamente fixo relativamente à Terra.

Satélite não geostacionário

É um satélite que não é geossíncrono e cuja órbita depende quer da inclinação quer da excentricidade.

Serviço de exploração da Terra por satélite

É um serviço de radiocomunicações entre estações terrenas e uma ou várias estações espaciais, que pode incluir ligações entre estações espaciais e no qual:

  • são obtidas informações relacionadas com as características da Terra e com os seus fenómenos naturais, incluindo dados relacionados com o estado do ambiente, a partir de detetores ativos ou de detetores passivos situados em satélites da Terra;
  • são recolhidas informações análogas a partir de plataformas aerotransportadas ou localizadas na Terra;
    Estas informações podem ser distribuídas a estações terrenas pertencentes ao mesmo sistema;
  • as plataformas podem igualmente ser interrogadas.

Este serviço pode também incluir ligações de conexão necessárias à sua exploração.

Serviço fixo por satélite

É um serviço de radiocomunicações entre estações terrenas em pontos fixos determinados utilizando um ou vários satélites; nalguns casos, este serviço inclui ligações entre satélites as quais podem também ser asseguradas pelo serviço intersatélites; o serviço fixo por satélite pode também incluir ligações de conexão para outros serviços de radiocomunicação espacial.

Serviço de investigação espacial

É um serviço de radiocomunicações no qual se utilizam engenhos espaciais ou outros objetos espaciais para pesquisa científica ou técnica.

Serviço de meteorologia por satélite

É um serviço de exploração da Terra por satélite para efeitos de meteorologia.

Serviço móvel por satélite

É um serviço de radiocomunicações efetuado:

  •  entre estações terrenas móveis e uma ou mais estações espaciais, ou entre estações espaciais utilizadas por esse serviço; ou
  • entre estações terrenas móveis através de uma ou mais estações espaciais.

Este serviço pode também incluir ligações de conexão necessárias à sua exploração.

Serviço de operações espaciais

É um serviço de radiocomunicações destinado exclusivamente à operação de engenhos espaciais, particularmente ao seguimento espacial, à telemetria espacial e ao telecomando espacial.

Serviço de radioastronomia

É um serviço que envolve a utilização da radioastronomia.

Serviço de radiocomunicações

É um serviço que envolve a transmissão, a emissão ou a receção de ondas radioelétricas para fins específicos de telecomunicações.

Serviço de radiodeterminação por satélite

É um serviço de radiocomunicações com o objetivo de radiodeterminação, envolvendo o uso de uma ou mais estações espaciais.
Este serviço pode também incluir ligações de conexão necessárias à sua operação.

Serviço de radiodifusão por satélite

É um serviço de radiocomunicações em que os sinais emitidos ou retransmitidos pelas estações espaciais se destinam a ser recebidos diretamente pelo público em geral. No serviço de radiodifusão por satélite, o termo ''recebidos diretamente'' compreende quer a receção individual quer a receção comunitária.

Serviço de radionavegação por satélite

É um serviço de radiodeterminação por satélite utilizado com o objetivo de radionavegação.

Este serviço pode também incluir ligações de conexão necessárias à sua operação.

Sistema de satélites

É um sistema espacial que utiliza um ou mais satélites artificiais da Terra.

Sistema espacial

É um grupo de estações terrenas e/ou estações espaciais que utilizam as radiocomunicações espaciais para um determinado propósito.