Telecomunicações espanholas em ebulição


/ Atualizado em 26.01.2002
O sector das telecomunicações em Espanha continua em rápida expansão. Após a publicação de uma série de legislação que transpôs para a ordem jurídica interna as Directivas europeias sobre interligação, numeração e serviço universal, o Governo espanhol lançou recentemente os concursos para a atribuição das licenças de terceira geração móvel - UMTS, televisão digital terrestre - DVB-T, rádio digital terrestre - DAB, para a constituição de novos canais de televisão privados e, ainda, para acesso telefónico fixo via rádio - FWA.

No que respeita à terceira geração de telefonia móvel, foram atribuídas quatro licenças de âmbito nacional, a mais relevante das quais - reservada à tecnologia UMTS - foi ganha pelo consórcio Xfera Móviles (Vivendi, FCC, ACS, Mercapital, Sonera, Acesa, Orange e Ahorro Corporation). Ao sistema UMTS concorreram seis consórcios, englobando um total de 27 empresas. As restantes três licenças foram ganhas pela Telefonica-Servicios Móviles, Airtel Móvil e Retevision Móvil (Amena).

Dentro de dois anos, 95 por cento dos espanhóis deverão aceder à nova rede móvel, que permite maior largura de banda na aplicação de soluções de telefonia móvel, Internet, dados e serviços de comércio electrónico. No que respeita ao DVB-T, o Governo espanhol adjudicou já uma licença para a exploração de 14 programas, com cobertura nacional, ao consórcio Onda Digital S.A.

As emissões de DVB-T em Madrid e Barcelona começaram em Novembro de 1999. Também os actuais radiodifusores de televisão analógica, tanto públicos (Radiotelevisión Española, Radiotelevisión de Galícia, Radio Y Televisión de Andalucia, etc) como privados (Antena 3 de Televisión S.A., Gestevisión-Telecinco S.A., e Sogecable S.A.), ficaram habilitados a prestar serviços de televisão digital terrestre. Até agora, e relativamente aos canais digitais atribuídos às comunidades autónomas, apenas a Comunidade de Madrid adjudicou quatro canais, dois à Telemadrid, um à Prensa Española e outro à Quiero (ex Onda digital). Na corrida à renovação das licenças televisivas estão o Canal Plus, a Tele5 e a Antena 3 TV.

Entretanto, no dia 10 de Março, tal como acontecera em Portugal no Verão passado, o Governo espanhol atribuiu seis licenças para acesso telefónico fixo via rádio. Na faixa de frequência dos 26 GigaHertz (Ghz), os vencedores foram os consórcios Broadnet Sky Point e Banda 26. Na faixa dos 3,5 Ghz, ganharam os consórcios Firstmark, Abranet e Aló 2000.