Factores críticos de sucesso


O cumprimento da missão do ICP-ANACOM e a concretização da sua ambição (visão) impõem que - para além do respeito pelos valores e princípios que caracterizam a organização – seja identificado um conjunto de factores críticos de sucesso e os decorrentes objectivos estratégicos e acções prioritárias a levar a efeito no triénio 2009-2011.

Constituem factores críticos de sucesso do ICP-ANACOM:

  • Orientação e focalização nos resultados

O desempenho e os resultados alcançados face às partes interessadas mais relevantes – em particular, a promoção de mercados abertos e concorrenciais e a garantia de protecção dos direitos dos utilizadores e dos cidadãos em geral -devem ser monitorizados, utilizando adequadamente a informação proveniente dessa monitorização para definir e rever objectivos estratégicos, acções e metas.

O triénio que se avizinha, põe grandes desafios a esta orientação pela incontornável necessidade de adoptar os modelos regulatórios às novas tecnologias e à gradual adopção do princípio da neutralidade tecnológica.

  • Eficiência organizacional

Os resultados não podem ser desligados dos recursos utilizados para os atingir. Neste contexto importa melhorar a gestão, estrutura e processos relativos às actividades desenvolvidas pelo regulador, visando a eliminação da Ineficiência-X, baseando as decisões em informação proveniente do sistema de monitorização do desempenho.

Neste particular, e atentas as deficientes abordagens metodológicas disponíveis para optimizar a gestão de organizações do tipo do ICP-ANACOM, são necessários esforços acrescidos para identificar tipologias de organização interna e metas a atingir. O sucesso deste esforço dependerá, em muito, da capacidade de assumir mudanças internas de organização, bem como superar rotinas que já perderam sentido.

Noutro plano, o ICP-ANACOM continuará a desenvolver acções tendentes ao aumento da eficiência energética e de sustentabilidade ambiental.

  • Gestão da mudança, aprendizagem e melhoria contínua

A consciencialização da necessidade da mudança, o compromisso contínuo das pessoas para dirigir e apoiar o processo de transformação e, o reforço e reconhecimento dos progressos alcançados face aos programas e metas estabelecidas são imprescindíveis para aumentar a agilidade do ICP-ANACOM.

  • Gestão das pessoas

As pessoas desempenham um papel fundamental nos resultados e na excelência que o regulador se propõe alcançar. Gerir as pessoas de forma a que estas aumentem as suas capacidades e façam seus os objectivos do ICP-ANACOM é o principal e mais actual desafio que se coloca às hierarquias, num ambiente de trabalho de projecto, de acção em equipa e de flexibilização, que exigem um plano de formação contínua.

  • Integração consistente no desenvolvimento do processo regulatório na União Europeia

Para além de a contribuição para o desenvolvimento do mercado interno da União Europeia ser uma obrigação indeclinável das regulações nacionais estas estão indelevelmente marcadas por decisões imperativas e vinculativas que têm de plasmar todas as decisões domésticas.

Atentas as mutações tecnológicas e institucionais com particular relevo para a formatação final da designada ''Revisão 2006'', com reflexos profundos na definição e funcionamento dos mercados e, consequentemente, nas abordagens regulatórias, a presença activa do ICP ANACOM nos fóruns europeus, em particular em todas as actividades e desenvolvimentos institucionais do IRG/ERG é garantia de um potencial de permanente actualização das suas capacidades, sobretudo, de contribuição para a formação de um desígnio comum.