Plano Estratégico de Pessoas


O ICP-ANACOM perspectiva para o triénio 2009-2011 uma época de mudança com a consolidação de uma cultura organizacional alinhada com os seus objectivos estratégicos visando a melhoria da eficiência e da produtividade internas e indo ao encontro das expectativas de desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores, permitindo-lhes a curto e médio prazo o reconhecimento da mais-valia que representam para a Organização. Tal será somente possível com a promoção de políticas e práticas que promovam o desenvolvimento e validação de competências críticas para a sustentabilidade futura do Regulador.

A gestão do desempenho e do desenvolvimento assente no diagnóstico e optimização do potencial individual e de equipa, terá pois um papel fundamental na definição de novos modelos de actuação continuamente adaptados às exigências quer internas, quer externas do sector.

Com base no referido, o plano estratégico de pessoas foi elaborado visando potenciar a eficácia e eficiência da Organização bem como a motivação e retenção das suas pessoas, apresentando-se com particular destaque os seguintes pontos:

  • Existem, actualmente, a prestar serviço no ICP-ANACOM, 386 trabalhadores dado que se encontram a prestar serviço fora 18 colaboradores nas seguintes situações: 6 estão requisitados em diversos Ministérios; 11 estão destacados, dos quais 9 na Fundação Portuguesa das Comunicações e 2 na Comissão de Planeamento de Emergência das Comunicações (C.P.E.C.); 1 está com licença sem vencimento;
  • Comparativamente com o plano de 2008-2010, prevêem-se as reduções de: 8 colaboradores em 2009; 7 em 2010 e 7 em 2011, ou seja, aproximadamente 2% em cada ano.
    Indo ao encontro do seu objectivo estratégico de melhorar a eficiência e a capacidade de actuação do regulador adequando-se o número de colaboradores às necessidade das diferentes áreas/ serviços, será disponibilizada uma verba no montante global de 1,5 milhões de euros para fazer face a programas de incentivo de saída do ICP-ANACOM. Esta medida responde, assim, a diversas solicitações efectuadas por parte de colaboradores, contribuindo em simultâneo para o rejuvenescimento da Organização;
  • No âmbito da promoção de acções de mobilidade interna, tendo em vista o enriquecimento interno de conhecimentos e a motivação dos colaboradores através da partilha de experiência com outras oportunidades profissionais, perspectiva-se que a contratação de pessoas a termo seja apenas admissível em situações pontuais de carácter não permanente, ou motivadas por necessidade de substituição de colaboradores ausentes;
  • A realização de formação profissional como um instrumento fundamental para o desempenho eficaz dos colaboradores, bem como para a sua evolução e desenvolvimento pessoal e profissional será um dos grandes desafios para o triénio. Sustentada por meios de diagnóstico cada vez mais objectivos, pretende-se que a formação responda cada vez mais às necessidades de desenvolvimento das competências críticas actuais e futuras. Para o efeito esta rubrica contará com 480 milhares de euros, o que se traduz num aumento de 20% face a 2008, passando a representar cerca de 1,8% dos custos totais com o pessoal;
  • A implementação de uma nova estrutura de carreiras (Sistema Evolução por Mérito), será garantida, com destaque para as oportunidades de evolução e progressão profissional com base nas concretizações individuais, na aquisição de competências e na aplicação de regras mais objectivas na avaliação de desempenho;
  • A continuidade de implementação de um sistema de benefícios sociais e específicos, respondendo às necessidades de motivação e retenção de pessoas e seguindo os princípios de equidade interna e externa;
  • A gestão das instalações e equipamentos será mantida e melhorada dentro do possível, visando a criação de novos espaços mais adequados às necessidades dos colaboradores e do ICP-ANACOM, em pleno respeito para com a Lei;
  • O recurso a trabalho suplementar será restrito e considerado quando não for possível a utilização de outras formas de trabalho, em áreas específicas e por razões devidamente fundamentadas;
  • A continuidade da política que tem sido seguida, de forma consistente, no que respeita à contratação externa de serviços em “funções periféricas”, nomeadamente, no que concerne a segurança, limpeza, concessão de exploração de bares, entre outros, manter-se-á;
  • Os meios financeiros necessários para fazer face ao pagamento das prestações que garantam aos trabalhadores a assistência na saúde, a higiene e segurança no trabalho e as pensões de reforma, serão assegurados.
    Apresentam-se em seguida os quadros que evidenciam as variações que foram previstas para o plano de pessoal, quer no que toca a número de pessoas, quer a número de horas de trabalho e meios financeiros para sustentar o plano.

Evolução dos recursos humanos

Designação

2009

2010

2011

1 - Quadros superiores

231

227

223

2 - Não quadros

165

162

159

Força de trabalho (1+2)...

396

389

382

Unidade: Número de Trabalhadores

Tal como já foi referido a política respeitante a número de pessoas pauta-se pela diminuição dos efectivos com início já no próximo ano, reduzindo-se, em termos líquidos, o seu número, em 8, em 2009 e, em 7, em cada um dos restantes anos.

Evolução das formas complementares de trabalho

Designação

2009

2010

2011

Trabalho suplementar

10.413

9.897

9.393

Trabalho a termo

15.100

15.100

15.100

Total

25.513

24.997

24.493

Unidade: Horas

No que toca às formas complementares de trabalho, previu-se a manutenção do número de horas de trabalho a termo a realizar ao longo do período. Quanto ao trabalho suplementar estimou-se uma redução progressiva durante o período do plano. Em termos global estimou-se uma redução global de horas de 15%, face a 2008.

Evolução dos custos com o pessoal

Designação

2009

2010

2011

Remunerações e encargos

22.284.683

23.183.370

24.118.866

Outros custos com o pessoal

3.922.117

3.801.430

4.079.034

Total

26.206.800

26.984.800

28.197.900

Unidade: Euros

Relativamente aos meios financeiros necessários para a execução do plano de pessoal, desagregado da forma acima apresentada, salientamos:

  • As rubricas de remunerações e encargos, constituídas pelas remunerações dos órgãos sociais (Conselho de Administração e Conselho Fiscal), pelas remunerações base dos trabalhadores do ICP-ANACOM, pelas remunerações adicionais (trabalho suplementar, a termo, subsídios e prémios de produtividade) e os encargos sobre remunerações, vão aumentar 3,1% em 2009 e 4% nos anos seguintes. Refira-se que a redução do número de colaboradores atenuará o efeito dos aumentos da tabela salarial e da evolução por mérito, garantindo um crescimento reduzido da massa salarial;
  • Os outros custos com o pessoal, que englobam os encargos com pensões, seguro de acidentes de trabalho, custos de acção social (exames médicos obrigatórios, seguro de doença, entre outros), formação, encontros ANACOM e compensações pecuniárias decorrentes de rescisões de contrato, vão aumentar consideravelmente tendo em conta que se perspectivou a possibilidade de alguns contratos com colaboradores poderem vir a ser revogados por mútuo acordo, no âmbito do programa de incentivo de saída do ICP-ANACOM.

A inclusão no Plano de uma verba para rescisão de contrato por mútuo acordo, representa cerca de 6% do total dos custos com pessoal, sendo a principal componente da variação global dos custos com pessoal que, em termos globais aumentam 9,8%, face a 2008.

Plano de Custos com o Pessoal

Designação

2009

2010

2011

1. Efectivos (final do ano)

395

388

381

2. Requisitados

1

1

1

3. Força de Trabalho (1 + 2)

396

389

382

4. Potencial de Trabalho Efectivo (1.800 horas/ano)

712.800

700.200

687.600

5. Trabalho suplementar (horas)

10.413

9.897

9.393

6. Trabalho a termo certo (horas)

15.100

15.100

15.100

7. Potencial De Trabalho (4 a 6)

738.313

725.197

712.093

8. Remunerações

15.215.013

15.795.154

16.397.154

9. Remunerações adicionais

3.992.783

4.215.792

4.451.257

10. Pensões

1.052.488

1.105.744

1.161.695

11. Encargos sobre remunerações

3.076.887

3.172.424

3.270.455

12. Seguro de acidentes de trabalho

104.639

110.496

116.684

13. Custos de acção social

549.990

577.490

606.365

14. Outros custos

2.215.000

2.007.700

2.194.290

15.Total (8 a 14)

26.206.800

26.984.800

28.197.900

Unidade: Euros