O universo definido para o "Inquérito ao consumo dos serviços postais" foi o dos indivíduos com 15 ou mais anos, residentes em Portugal Continental ou nas Regiões Autónomas da Madeira ou dos Açores. Para a selecção dos entrevistados recorreu-se ao método de quotas de sexo, idade, instrução e ocupação, sendo que os alojamentos foram previamente seleccionados por região.
Segue-se um quadro descritivo de pontos específicos do inquérito para cada um dos períodos:
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Empresa associada |
Método de recolha |
Recolha de informação |
Dimensão amostral |
Margem de erro máxima(1) |
Dezembro 2010 |
TNS-Euroteste |
Telefónico (CATI) |
22 de Novembro a 22 de Dezembro de 2010 |
1342 Entrevistas |
2,68 |
Dezembro 2008 |
TNS-Euroteste |
Telefónico (CATI) |
19 de Novembro a 29 de Dezembro de 2008 |
1610 Entrevistas |
2,44 |
(1) Margem de erro absoluta ou precisão absoluta (semiamplitude de um intervalo de confiança a 95 por cento para uma proporção) para as questões dirigidas ao total da amostra.
Os resultados foram reequilibrados para o universo de indivíduos mediante a utilização de ponderadores. O ponderador foi construído de forma a garantir a estrutura sociodemográfica da população portuguesa com 15 ou mais anos residente em alojamentos privados em Portugal. Este processo baseou-se nos Censos de 2001 do INE.