Idosos


Telefone fixo e telemóvel: equipamentos, facilidades e serviços

Tamanho do texto: Alguns telefones e telemóveis têm ecrãs maiores do que o normal, que permitem apresentar caracteres de grandes dimensões. Nestes equipa-mentos o tamanho do texto pode ser ajustado, o que é importante para pessoas com dificuldades de visão.

Contraste do ecrã: Alguns telefones e telemóveis têm ecrãs com um contraste de cores mais marcado do que outros. Há ainda equipamentos que permitem ajustar os níveis de contraste de cores, o que pode ser muito útil para pessoas com dificuldades de visão.

Volume: Alguns telefones e telemóveis permitem escolher um volume de som mais elevado do que outros. A maioria tem um nível de volume de som ajustável.

Teclas de marcação rápida/directa: Alguns telefones e telemóveis permitem associar números de telefone específicos a certas teclas, de modo a que, premindo a tecla, o número seja automaticamente marcado. Em alguns equipamentos existem teclas com símbolos especiais (por exemplo, o símbolo de médico, da polícia, etc.).

Teclas de maior dimensão: Alguns telefones e telemóveis têm teclas maiores do que o normal, o que facilita o uso do equipamento por pessoas que têm dificuldades de visão ou dificuldade em pressionar teclas pequenas.

Marcação por voz: Alguns telemóveis permitem fazer chamadas através de comandos de voz, ou seja, dizendo o nome da pessoa para quem se quer ligar (desde que o número esteja registado na lista de contactos do telefone).

Leitura de menus: Esta funcionalidade está disponível em alguns telemóveis e facilita o acesso aos menus através de ordens vocais, permitindo aceder à maior parte das funções mesmo que o utilizador não consiga ler o texto no ecrã.

Amplificador de som: Telefones e telemóveis compatíveis com aparelhos de amplificação de som podem ser muito úteis para pessoas com menos capacidades auditivas.

Equipamento para chamadas de emergência: É um equipamento que serve para pedir ajuda facilmente. Tem uma tecla de emergência que permite telefonar para números previamente escolhidos pelo utilizador (liga um após outro até que a chamada seja atendida).

Serviço de telealarme: É um serviço que permite prestar apoio rápido a pessoas em situação de risco e/ou isolamento. Funciona através de um telefone com facilidade de alarme e de um pendular que o utilizador deve transportar consigo, normalmente ao pescoço. Quando, numa situação de risco, o utilizador prime o botão do pendular, é automaticamente realizada uma chamada para a Central de Alarme localizada na Cruz Vermelha Portuguesa, que identifica a necessidade em causa e acciona a resposta adequada.

Mensagens de texto (SMS) para voz: Esta funcionalidade transforma mensagens de texto em voz para que possam ser ouvidas pelo destinatário e é útil para quem tem dificuldades em ler no ecrã dos telemóveis.

Internet: serviços e facilidades

Conversão do texto em voz: É um programa de leitura do ecrã que permite ouvir toda a informação que aparece no monitor de um computador, incluindo informação com origem na Internet. O texto pode ser ouvido de forma clara e num tom de voz alto.