Metodologia


/ Atualizado em 28.06.2002

Para analisar os valores das Tarifas Base Nacionais (TBN) e Tarifas Base Internacionais (TBI), em vigor no ano 2002, nos países da União Europeia11 , foram comparadas:

  • as TBN (convertidas em euros) praticadas por cada um dos países da União Europeia, no seu território nacional;
  • as TBI (convertidas em euros) praticadas por cada país da União Europeia, cujo destino seja outro país, designadamente:
  • outros países da União Europeia;
  • países da Europa que não façam parte da União Europeia;
  • resto do mundo.

Recorreu-se às seguintes fontes de informação:

  • Tarifário dos CTT em vigor durante o ano 2002;
  • Tarifários dos restantes operadores postais da União Europeia em vigor à data de 12 de Março de 2002.

É de salientar a heterogeneidade dos critérios de classificação do correio adoptados pelos vários operadores, quer em termos de velocidade (demora de entrega) quer em termos de conteúdo.

Assim, para a comparação do serviço nacional de cada país, consideraram-se os seguintes serviços:

  • Correio prioritário/azul, com um padrão de qualidade de demora de encaminhamento de D+1, disponível em todos os países em análise;
  • Correio não prioritário/normal, com um padrão de demora superior a D+1, disponível apenas nos países onde vigora o sistema de correio assente em critérios de velocidade12 , i.e., países onde existem duas velocidades de correio equiparadas ao correio prioritário e ao correio não-prioritário.

Para a comparação do serviço internacional, as comparações limitaram-se ao correio prioritário, nos casos dos países que têm uma velocidade de correio13, e ao correio não prioritário, nos casos dos países que têm duas velocidades de correio (prioritário e não prioritário)14 .

Para efeitos de cálculo dos preços em euros, recorreu-se relativamente aos restantes países, que não fazem parte da zona euro, às taxas de câmbio de referência entre o euro e a moeda de cada um desses países, verificadas em 12 de Março de 2002.

11 Países da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e Suécia.
12 Comparando apenas as tarifas base dos países que possuem um sistema de classificação relativamente homogéneo no que respeita ao correio prioritário / não prioritário e independentemente do conteúdo: Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia.
13 Suécia, Inglaterra, Finlândia, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Áustria, França, Espanha e Irlanda.
14 Itália, Dinamarca, Grécia, Holanda e Portugal.