Síntese comparativa


/ Atualizado em 27.06.2002

A análise dos valores das TBN e das TBI praticadas, em 12 de Março de 2002 nos diversos países da União Europeia, permite concluir que Portugal apresenta, em todos os serviços analisados, tarifas base inferiores aos valores médios da UE.

No serviço nacional, o preço do correio normal (nacional não prioritário) apresenta um desvio negativo de cerca de 31.9% face à média da União Europeia, enquanto no serviço correio azul (nacional prioritário) esse desvio é de -7.9%.

No serviço internacional, o tarifário português apresenta, comparativamente com a média da União Europeia, desvios de -1.0% no segmento da União Europeia, de -6.1% no segmento de Outros Países da Europa e de -13.3% no segmento Resto do Mundo.

GRÁFICO - Desvios percentuais dos preços dos serviços de correio em Portugal face à média da União Europeia (UE)
(clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Comparando apenas as tarifas base, para o serviço nacional, dos países que possuem um sistema de classificação relativamente homogéneo no que respeita ao correio prioritário / não prioritário e independentemente do conteúdo, obtêm-se os seguintes resultados:

Comparações Internacionais: Níveis de Preços - Serviço Nacional
(clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Face à média destes países (sem Portugal), o nível da tarifa base do serviço nacional em Portugal é 34.9% inferior no caso do correio não prioritário / normal e 16.9% inferior no caso do correio prioritário / azul.

A diferença verificada em Portugal entre a tarifa base do correio prioritário e a tarifa base do correio normal, é a maior neste grupo de 8 países. Enquanto em Portugal a tarifa base do serviço correio não prioritário / normal corresponde a 65% da tarifa base do serviço correio prioritário / azul, a média destes países é de 83%.