I. Sumário


  • No ano de 2014, as estações de correio fixas foram utilizadas por 52 por cento dos indivíduos. Todos os pontos de acesso à rede registaram uma diminuição relativa do número de utilizadores, face a 2012.

    Os utilizadores de estações e postos de correios recorreram maioritariamente às agências localizadas na sua zona de residência (89,6 por cento).

    O “envio / recebimento de correio registado” foi o serviço mais utilizado (41,6 por cento) pelos utilizadores das estações e postos de correio em 2014, seguindo-se o “envio / recebimento de encomendas” e o “envio de correspondência (normal, azul, verde ou expresso) ”.

    O tempo médio de espera percecionado pelos utilizadores de estações de correio e de postos de correio foi de cerca de 14 e 13 minutos, respetivamente, valores superiores em cerca de 1 minuto aos verificados em 2012.
  • Os principais serviços de envio de objetos utilizados pelos inquiridos foram o envio de correspondências (27 por cento), o envio de encomendas (13 por cento) e o correio expresso (2 por cento). A maioria da correspondência e encomendas enviadas pelos particulares em 2014 destinou-se a outros particulares. Só o correio registado apresenta uma percentagem significativa de destinatários empresariais.

    Continua a registar-se uma diminuição generalizada e muito significativa da utilização dos serviços postais.

    Numa escala de 1 a 10, a satisfação média dos inquiridos encontra-se entre 7,8 e 8,2, consoante o serviço considerado. A satisfação dos indivíduos reduziu-se para todos os serviços entre 2012 e 2014.

    O fator “sigilo/inviolabilidade da correspondência” continua a ser o que maior satisfação proporciona aos clientes dos diversos serviços postais, seguindo-se o “cumprimento dos prazos publicitados de entrega” e, por último, com menor satisfação, o “preço”. Quanto às encomendas, o “correio entregue sem danos” e o “sigilo/inviolabilidade da correspondência” são os fatores em que a satisfação é maior.
  • A satisfação média com a regularidade de entrega do correio é de 8,4, numa escala de 1 (nada satisfeito) a 10 (muito satisfeito), valor inferior ao registado em 2012 (8,6).
  • Mais de metade dos indivíduos que efetuaram compras on-line indicou que pelo menos uma entrega física foi feita no domicílio ou no local de trabalho pelos CTT (50,5 por cento) ou por outro prestador de serviços postais (17,3 por cento). Cerca de 20,4 por cento fizeram compras on-line que não implicaram entrega física (bilhetes para espetáculos, e-books, etc.) e 24,2 por cento dos indivíduos levantaram as encomendas nos estabelecimentos postais.

    Uma tendência que se tem vindo a registar nos últimos anos tem sido a substituição das faturas tradicionais por faturas eletrónicas, facto que tem influenciado o volume de tráfego postal. Entre os respondentes que utilizam a Internet, cerca de 19 por cento referiram ter utilizado serviços de fatura eletrónica em 2014.
  • Os inquiridos manifestaram-se satisfeitos com a evolução geral dos correios ocorrida em 2014, tendo-se registado uma redução das avaliações mais extremas (sejam negativas, sejam positivas).