III. A utilização de serviços postais - envio de objetos


Quanto ao envio de objetos, os principais serviços utilizados pelos inquiridos foram o envio de correspondências (27 por cento), o envio de encomendas (13 por cento) e o correio expresso (2 por cento). Continua a registar-se uma diminuição generalizada e estatisticamente significativa da utilização dos vários serviços postais.

Tabela 2 - Taxa de utilização de alguns serviços postais

 

2010

2012

2014

Correspondência

70

50↓

27

Correio não prioritário (normal)

45

36↓

18↓

Correio prioritário (azul)

51

29↓

14↓

Correio verde

15

8↓

2 *↓

Correio registado

42

29↓

13↓

Encomendas

26

18

13

Serviço expresso

23

6 *

2 *

Nenhum destes serviços postais

25

45↑

70↑

Unidade: %
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2010, 2012 e 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo entre os momentos t-1 e t e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.

Destinatário da correspondência e encomendas enviadas

A maioria da correspondência e encomendas enviadas pelos particulares em 2014 destinou-se a outros particulares. Só o correio registado apresenta uma percentagem significativa de destinatários empresariais (27 por cento).

Gráfico 4 - Destino da maioria do correio enviado

A maioria da correspondência e encomendas enviadas pelos particulares em 2014 destinou-se a outros particulares. Só o correio registado apresenta uma percentagem significativa de destinatários empresariais (27 por cento).

Unidade: %
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos utilizadores dos respetivos serviços postais
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo entre os momentos 2012 e 2014 e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.

Satisfação dos utilizadores com os serviços prestados

Numa escala de 1 a 10, a satisfação média dos inquiridos encontra-se entre 7,8, no caso do correio verde, e 8,2, no caso do correio não prioritário (normal). A satisfação dos indivíduos reduziu-se para todos os serviços entre 2012 e 2014. Em 2012, apenas o correio prioritário tinha registado uma redução estatisticamente significativa do nível satisfação.

Tabela 3 - Nível médio de satisfação com os serviços postais

 

 

2010

2012

2014

Correspondência

 Correio não prioritário (normal)

8,2

8,3

8,2

 Correio prioritário (azul)

8,8↑­

8,5↓

8,1↓

 Correio verde

8,5

8,5

7,8↓

 Correio registado

8,7

8,4

8,1↓

Encomendas (em 2012 refere-se até 10 kg)

8,3

8,4

8,0↓

Serviço expresso

8,6

8,4

8,1

Unidade: %
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2010, 2012 e 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos utilizadores dos respetivos serviços postais (não inclui as não respostas)
Nota 1: As margens de erro absolutas das médias numa escala de 1 a 10 não ultrapassam os 0,38 pontos absolutos.
Nota 2: A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo entre os momentos t-1 e t e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.

O fator “sigilo/inviolabilidade da correspondência” continua a ser o que maior satisfação proporciona aos clientes dos diversos serviços postais, seguindo-se o “cumprimento dos prazos publicitados de entrega” e, por último, com menor satisfação, o “preço”. Nas encomendas, o “correio entregue sem danos” e o “sigilo/inviolabilidade da correspondência” são os fatores em que a satisfação é maior (com igual nível médio).

Gráfico 5 - Nível médio de satisfação com os serviços postais segundo alguns pontos de avaliação

O fator 'sigilo/inviolabilidade da correspondência' continua a ser o que maior satisfação proporciona aos clientes dos diversos serviços postais, seguindo-se o 'cumprimento dos prazos publicitados de entrega' e, por último, com menor satisfação, o 'preço'.

Unidade: Escala 1 (muito insatisfeito) a 10 (muito satisfeito)
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos utilizadores dos respetivos serviços postais (não inclui as não respostas)
Nota: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.