O universo definido para o Inquérito ao consumo dos serviços postais foi o dos indivíduos com 15 ou mais anos, residentes em Portugal continental, Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores. Os entrevistados foram selecionados através do método de quotas, tendo em conta o sexo, a idade, o nível de escolaridade e a condição perante o trabalho. Os alojamentos foram previamente selecionados tendo em conta a região/habitat.
No quadro seguinte caracterizam-se os inquéritos mencionados no corpo deste relatório:
|
Empresa associada |
Método de recolha |
Trabalho de campo |
Dimensão amostral |
Margem de erro |
Dez. 2014 |
Nielsen |
Telefónico (CATI) |
3 de nov. a |
1.340 entrevistas |
2,68 |
Dez. 2012 |
GFK-Metris |
Telefónico (CATI) |
8 de nov. a |
1.374 entrevistas |
2,64 |
Dez. 2010 |
TNS-Euroteste |
Telefónico (CATI) |
22 de nov. a |
1.342 entrevistas |
2,68 |
(1) Margem de erro absoluta ou precisão absoluta (semiamplitude de um intervalo de confiança a 95 por cento para uma proporção) para as questões dirigidas ao total da amostra.
Os resultados foram reequilibrados para o universo de indivíduos mediante a utilização de ponderadores. O ponderador foi construído de forma a garantir a estrutura sociodemográfica da população portuguesa com 15 ou mais anos residente em alojamentos privados em Portugal. Este processo baseou-se nos Censos do INE mais recentes à data da realização do trabalho de campo.