Notícias de outros países


BÉLGICA - Belgian Institute for Postal services and Telecommunications (BIPT)

Aplicada coima no valor de 15 000 euros à empresa Scarlet Belgium por não ter informado os assinantes acerca das alterações de preços em conformidade com a Lei das Comunicações Eletrónicas.

BRASIL - Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)

Publicados, a 2 de dezembro, os dados estatísticos sobre televisão por subscrição no Brasil, segundo os quais este serviço apresentou uma redução de 0,2%, registando-se uma perda de 42.745 assinantes entre setembro e outubro.

BULGÁRIA - Communications Regulation Commission (CRC)

Lançada consulta pública, a 2 de novembro, ao abrigo da Lei das Comunicações Eletrónicas, sobre a proposta de oferta de referência apresentada pela Bulgarian Telecommunications Company (BTC) e a posição da CRC de alteração dessa oferta de referência. A proposta de decisão da CRC pretende garantir a implementação efetiva das obrigações específicas impostas à BTC.

CANADÁ - Canadian Radio-television and Telecommunications Comission (CRTC)

Disponibilizado o serviço “Text with 9-1-1” (www.textwith911.ca Link externo.http://textwith911.ca/en/home/), que permite a comunicação através de mensagem de texto entre os centros de atendimento e os utilizadores com deficiência auditiva ou de fala registados pelos seus prestadores de serviço.

EUA - Federal Communications Commission (FCC)

Divulgados, a 1 de dezembro, os resultados de um estudo sobre o desempenho do serviço de acesso à Internet em banda larga fixa no âmbito do 6.º relatório “Measuring Broadband America”, que demonstra os esforços da FCC em promover maior transparência sobre o desempenho da rede por forma a ajudar os consumidores a fazerem escolhas mais informadas sobre o seu prestador de serviços de Internet (ISP).

ESPANHA - Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC)

Divulgada informação estatística sobre as comunicações eletrónicas no segundo trimestre de 2016, de acordo com a qual 83,4% dos lares tinham uma ligação à Internet, representando um aumento de 5% face a 2015. Os dados apresentados demonstram ainda que a penetração da televisão por subscrição aumentou, tendo alcançado 26,7% dos domicílios.

Aprovada decisão sobre a manutenção das obrigações grossistas mais relevantes e a desregulação do mercado retalhista. A manutenção da regulação do mercado grossista pretende beneficiar especialmente os utilizadores dos serviços de telefonia fixa.

FINLÂNDIA - Finnish Communications Regulatory Authority (FICORA)

Assinaladas melhorias no serviço de monitorização das comunicações - o MONITORi - que disponibiliza um conjunto de informação sobre os serviços de comunicações na Finlândia, tais como televisão, radiodifusão, banda larga e postal, promovendo a acessibilidade. Destaque ainda para o facto de a informação sobre preços poderem ser agora filtrados pelos municípios.

FRANÇA - Autorité de Régulation des Communications Électroniques et des Postes (ARCEP)

Publicados os resultados do Observatório da ARCEP sobre o mercado de comunicações eletrónicas - serviços fixos de alta e muito alta velocidade – relativos ao 3.º trimestre. De acordo com esses dados, a subscrição de banda larga de alta velocidade ultrapassou os 5 milhões de acessos.

  • Observatoire des marchés des communications électroniques - Services fixes haut et très haut débit (suivi des ABONNEMENTS) - 3ème trimestre 2016 - résultats provisoires (publication le 1er décembre 2016)

Lançada consulta pública sobre os indicadores de qualidade para serviços de Internet e de telefonia fixa. Os contributos podem ser enviados até 5 de janeiro de 2017 para o endereço eletrónico qos-fixe@arcep.fr Link externo.mailto:qos-fixe@arcep.fr.

FRANÇA - Commission des Affaires Européennes du SÉNAT

Aprovada resolução sobre o princípio de subsidiariedade que envolve a proposta da Comissão Europeia relativa à ampliação dos poderes do Organismo dos Reguladores Europeus para as Comunicações Eletrónicas (BEREC), inscrita no âmbito do projeto de regulamento europeu sobre o mercado único digital.

HOLANDA - Authority for Consumers and Markets (ACM)

Solicitado aos prestadores de serviços de comunicações eletrónicas públicas o envio, até 1 de janeiro de 2017, na declaração de volume de negócios líquido relativo a 2015.

IRLANDA - Commission for Communications Regulation (ComReg)

Lançada consulta pública sobre os mercados de acesso local grossista (WLA) e de acesso central grossista (WCA). Trata-se de serviços grossistas utilizados no fornecimento de serviços retalhistas a jusante, incluindo (mas não limitados a) serviços de telefonia fixa, Internet de banda larga/conectividade e televisão para consumidores residenciais e empresariais. A consulta decorre até 30 de janeiro de 2017 e os comentários podem ser enviados para graeme.omeara@comreg.ie Link externo.mailto:graeme.omeara@comreg.ie.

REINO UNIDO – Office of Communications (Ofcom)

Publicada consulta sobre mercados propostos, determinações de poder de mercado e remédios para terminação grossista de chamadas, originação grossista de chamadas e mercados grossistas de acesso em banda estreita. Os comentários podem ser enviados até 28 de fevereiro de 2017.