1. Objetivo


O presente documento tem por objetivo definir as características técnicas para aquisição de equipamento e serviços destinados a estabelecer de forma permanente uma ligação direta de rede IP entre a plataforma de medida de qualidade do serviço de acesso à Internet, disponível aos utilizadores, o NET.mede (www.netmede.pthttps://netmede.pt/), e o GigaPIX (PIX nacional). O GigaPIX é o Ponto de Troca de Tráfego1 (Internet Exchange Point) promovido e operado pela FCCN, atualmente sob alçada administrativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O GigaPIX é uma evolução do PIX (Portuguese Internet eXchange) criado em setembro de 1995. Neste momento a FCCN disponibiliza o GigaPIX a dezenas de redes, distribuídas pelos centros de dados de Lisboa e Porto, com portas individuais de 10 Gbps, 1 Gbps e 100 Mbps.

Atualmente a ligação da plataforma NET.mede ao PIX é realizada indiretamente através da rede RCTS (Rede de Ciência, Tecnologia e Sociedade, rede nacional de investigação e ensino) gerida pela FCCN. Na prática isto quer dizer que a plataforma utiliza um conjunto de endereços IPs públicos (IPv4 e IPv6) fornecido por esta entidade para estabelecimento da conetividade aos restantes operadores presentes no PIX (ligações de peering) e para efeito da ligação de trânsito, ou de acesso à Internet.

De futuro, e com a implementação descrita neste conjunto de especificações, a plataforma NET.mede irá beneficiar de uma ligação direta a partir do seu próprio domínio de routing ou autonomous system, beneficiando da sua gama própria de endereçamento IP (IPv4 e IPv6). Esta nova topologia de acesso, que inclui igualmente uma componente de segurança perimétrica, vai envolver a ligação através do estabelecimento de protocolos de routing externos (ERP - Exterior Routing Protocol), nomeadamente o protocolo BGP (Border Gateway Protocol), entre a rede do NET.mede e as restantes entidades na Internet (trânsito e peering). Para assegurar a componente de manutenção da plataforma de forma permanente é necessário também que as empresas candidatas incluam nas suas propostas o preço para um contrato de manutenção com capacidade de resposta 24 x 7 na vertente de NOC (Network Operations Centre), isto é na resposta a incidentes de segurança e avarias com capacidade de reposição de hardware, no máximo até ao dia útil seguinte (Next Business Day), cuja caracterização detalhada será fornecida mais adiante.

Notas
nt_title
 
1 Um Internet Exchange Point é um ponto neutro de troca de tráfego entre diferentes organizações, com a missão de permitir que várias redes IP se liguem entre si de forma mais eficiente.
O GigaPIX melhora a qualidade da ligação entre as redes IP em Portugal e evita a utilização de recursos internacionais para trânsito de pacotes IP com origem e destino em Portugal.