Enquadramento Geral


/ Atualizado em 04.10.2002

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) realizou, pelo terceiro ano consecutivo, um Estudo de Aferição da Qualidade de Serviço das Redes Móveis GSM. Tal como nos anos anteriores, foi feita uma abordagem na perspectiva do consumidor por forma a que os resultados obtidos reflectissem a percepção destes relativamente ao desempenho das redes móveis.

A metodologia do estudo é idêntica à utilizada no ano anterior. No entanto, foram introduzidas algumas alterações, nomeadamente:

  • O tempo de recolha de medidas, em cada aglomerado urbano, foi ponderado pelo número de habitantes presente no respectivo concelho;
  • A recolha de medidas nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira foi estendida a todas as ilhas.

Contudo, não podemos deixar de referir que, devido à maior abrangência territorial e demográfica, à ponderação da amostra, bem como ao substancial incremento do número de chamadas de teste efectuadas, os resultados do estudo realizado no corrente ano são mais representativos do comportamento global das redes móveis GSM numa óptica de utilizador.

A recolha de medidas no terreno decorreu entre 18 de Fevereiro e 20 de Junho de 2002. Foram efectuadas 49.999 chamadas de teste em 30 cidades e 10 eixos rodoviários principais do Continente e em 3 cidades e eixos rodoviários principais de todas as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Foram despendidas 704 horas e percorridos 22.722 quilómetros. O número de amostras recolhidas sofreu um acréscimo de 25% relativamente ao estudo efectuado no ano anterior e de 113% relativamente ao estudo realizado em 2000.

Foram convidados a participar na definição metodológica dos testes os operadores cujas redes foram objecto de estudo - OPTIMUS, VODAFONE e TMN - e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - DECO. É de relevar o clima construtivo, materializado num acentuado espírito de colaboração evidenciado por todos, o que facilitou, em boa medida, a concretização dos objectivos propostos pela ANACOM para a preparação e posterior realização dos trabalhos.

Foram analisados três indicadores de uma rede móvel, de importância fundamental, considerando a perspectiva de qualidade na óptica do consumidor:

a. Cobertura;

b. Acessibilidade;

c. Qualidade Áudio.

A metodologia seguida assenta na realização de testes automáticos extremo-a-extremo que, embora onerosos e demorados, permitem identificar no terreno a qualidade de serviço (QoS), prestada por um determinado operador de telecomunicações, dando uma perspectiva tão realista quanto possível do desempenho da rede, do ponto de vista do utilizador.

Sendo impraticável a realização exaustiva de medidas em todos os locais, foi escolhida uma amostra considerada representativa, permitindo que os resultados obtidos sirvam de indicador do comportamento global das redes móveis. Neste sentido, a selecção dos locais objecto de estudo, obedeceu a critérios relacionados, nomeadamente com índices de utilização mais elevados dos serviços, ou seja, os eixos rodoviários e os maiores aglomerados urbanos.

Outro critério igualmente importante consistiu em considerar uma distribuição geográfica dos locais, por forma a contemplar as regiões do interior e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Esta abordagem traduz-se numa maior riqueza da amostra, evitando o efeito de resultados exclusivamente baseados em medidas concentradas nas zonas mais densamente povoadas de Lisboa e do litoral norte.

Assim, foram efectuados testes em todas as capitais de distrito do país, alargando a área de recolha às regiões metropolitanas de Lisboa e Porto, bem como aos principais eixos rodoviários do continente e de todas as ilhas das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

A população presente, nos aglomerados urbanos que constituem a amostra seleccionada, representa 45% da população total portuguesa, de acordo com os resultados preliminares dos últimos Censos (Censos 2001).

Tendo em conta a densidade populacional das regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto, e por forma a melhorar a representatividade da amostra, os testes nestas áreas tiveram duração de 215 e 107 horas, respectivamente. A recolha de dados ocorreu durante as horas normais de trabalho nos dias úteis sendo efectuadas, por dia, duas sessões de medidas: das 8h00 às 11h30 e das 16h30 às 20h00.

Nos restantes aglomerados urbanos, o tempo em medidas foi ponderado pelo número de habitantes presentes nos respectivos concelhos:

  • Até 50 000 habitantes: 7 horas;
  • De 50 000 a 100 000 habitantes: 10 horas;
  • Mais de 100 000 habitantes: 14 horas.

As sessões de medida, nestes aglomerados urbanos, decorreram durante os períodos normais de trabalho dos dias úteis.

No que respeita aos eixos rodoviários, foram feitas 4 passagens por eixo de modo a reforçar a representatividade da amostra.

De acordo com os mais recentes dados estatísticos de que a ANACOM dispõe, são mais de 8 milhões os assinantes das redes móveis. Se considerarmos ainda a diversidade de equipamentos terminais disponíveis no mercado e a própria subjectividade inerente a cada utente, torna-se impossível a reprodução rigorosa das condições de interacção de cada consumidor com as redes. Neste contexto, os resultados deste estudo devem ser encarados como um indicador do comportamento global das redes. A sua transposição/extrapolação para situações específicas requer alguma prudência, sob risco de serem tomadas conclusões enviesadas da realidade.

As opções técnicas e metodológicas tomadas neste estudo influenciaram directamente os resultados obtidos e devem ser tidas em consideração na análise dos resultados, designadamente as seguintes:

  • Foram utilizados equipamentos terminais Dual-Band com EFR. É expectável que utilizadores com equipamentos sem estas características obtenham desempenhos diferentes dos obtidos neste estudo;
  • A realização de testes foi suportada exclusivamente numa solução técnica (equipamento + software), processando-se de forma totalmente automática, permitindo o estabelecimento homogéneo das condições de aferição para os 3 operadores e a eliminação de subjectividade inerente ao utilizador humano;
  • Os testes foram realizados com viaturas em movimento e com antenas exteriores;
  • Para se analisar simultaneamente a acessibilidade e a qualidade áudio das conversações foi utilizado um tempo de conversação de compromisso ? 100 segundos. Este valor aproxima-se ao tempo médio de conversação das comunicações efectuadas, através das redes em estudo, no 1.º trimestre de 2002, critério que foi considerado na sua escolha;
  • Os resultados do estudo reflectem apenas o comportamento das redes nos locais e momentos em que foram efectuadas as medidas;
  • Por outro lado, os operadores estão em permanente melhoramento das suas redes. As intervenções técnicas necessárias a esses melhoramentos podem provocar, na área geográfica de intervenção, degradações momentâneas do serviço.