A metodologia seguida neste estudo assenta em 3 aspectos fundamentais:
a) Medidas extremo-a-extremo: As medições são efectuadas entre um ponto terminal de uma rede móvel e um ponto terminal de uma rede fixa.
Os testes extremo-a-extremo apresentam como benefícios:
- O mesmo ponto-de-vista do consumidor;
- Reflectem os problemas da interligação que ocorrem, da forma como estes são sentidos pelos consumidores;
- Possibilita a selecção de amostras por forma a que os resultados reflictam a realidade sentida pela generalidade dos consumidores (selecção de percursos, número e duração das chamadas, período horário de realização de medidas, etc.);
- Permitem conhecer e localizar os problemas que afectam as redes;
- Permitem ainda analisar e comparar o desempenho de várias redes.
b) Imparcialidade: As medições são efectuadas em simultâneo para os três operadores (OPTIMUS, VODAFONE e TMN), garantindo-se assim igualdade de condições de teste.
c) Objectividade:Os testes são realizados de uma forma totalmente automática pelo sistema. Consegue-se assim eliminar a subjectividade inerente à intervenção ou decisão humana.
Os testes consistiram no estabelecimento e manutenção de chamadas de voz nas seguintes condições:
1. Foram efectuados testes entre terminais das redes móveis e do SFT (Serviço Fixo de Telefone), que neste documento são designados "Móvel-Fixo".
(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)
2. Durante a recolha de medidas os equipamentos terminais móveis (1 por operador) deslocaram?se ao longo do trajecto em estudo.
3. As chamadas foram inicializadas alternadamente pelos dois terminais, móvel e fixo.
4. O espaçamento temporal entre chamadas consecutivas foi de 150 segundos.
(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)
Figura 7 - Estrutura temporal de uma chamada de voz, realizada com o equipamento de teste e medida Tektronix M366plus.
5. Depois do estabelecimento com sucesso da chamada, seguiu-se uma fase de conversação (simulação de uma conversação real) com duração máxima de 100 segundos(1)https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=55129 (inferior se a chamada foi abandonada ou o tempo de estabelecimento tiver sido longo).
6. Durante a fase de conversação foram feitas medidas de qualidade áudio (MOS) em cada um dos extremos intervenientes na chamada.