eContent apresentado em Lisboa


Até 2005, serão investidos 20 milhões de contos (100 milhões de euros) na criação de conteúdos digitais europeus nas redes mundiais e na promoção da diversidade linguística na Sociedade da Informação, tal como resulta do Programa eContent, apresentado em Lisboa a 8 de Maio.

Kriester Olson, representante da Direcção-Geral da Sociedade da Informação da Comissão Europeia, presente na sessão de apresentação, que se realizou no Centro Cultural de Belém, descreveu as condições de acesso ao programa - coordenado, em Portugal, pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, através do Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional (ICCTI), pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto das Comunicações de Portugal, bem como os critérios e processos de avaliação das candidaturas.

Especialmente vocacionado para apoiar pequenas e médias empresas de produção de conteúdos, o eContent irá distinguir os projectos mais inovadores, provenientes de organizações tanto públicas como privadas, cujas propostas podem ser apresentadas, numa primeira fase, até 15 de Junho (vide JOCE C85/10, de 15 de Março de 2001). A segunda fase decorrerá a partir de Outubro.

O programa, uma das prioridades do Plano eEurope 2002 e enquadrado, no nosso País, na Iniciativa Internet, tem por destinatários os 15 Estados-membros da União Europeia, os países da EFTA e outros países com os quais venham a ser concluídos acordos. Assenta em três objectivos fundamentais: melhorar o acesso à informação do sector público e alargar a sua utilização; reforçar a produção de conteúdos num ambiente multilingue e multicultural; e aumentar o dinamismo do mercado de conteúdos digitais.