Actualidades


/ Atualizado em 24.01.2003

Indicadores de qualidade de serviço dos CTT

O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) aprovou as conclusões da auditoria aos Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS) dos CTT - Correios de Portugal, referentes ao ano de 1999. Foi de igual modo validada a fiabilidade do novo sistema de monitorização dos IQS, introduzido pelos CTT em Janeiro de 2000. O Instituto sugeriu aos CTT a observação de algumas recomendações, nomeadamente a actualização das matrizes dos fluxos de correio normal e de correio azul e a correcção da monitorização do tempo em fila de espera nas estações de correio. Cabe ao ICP, de acordo com a Lei de Bases dos Serviços Postais - Lei nº 102/99, de 26 de Julho (nomeadamente o nº 7 do seu artigo 8º) -, assegurar, de forma independente, o controlo dos níveis de qualidade de serviço efectivamente oferecidos.

Auditoria à Qualidade de Serviço dos CTThttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=13501

Atribuídas frequências terrestres para UMTS

As frequências para a componente terrestre dos serviços móveis de terceira geração (UMTS) foram atribuídas pelo ICP aos operadores licenciados para o efeito, Telecel, TMN, Ony Way e Optimus. Na altura da realização do concurso público UMTS, decorriam ainda estudos internacionais para identificação do método tecnicamente mais aconselhável para atribuição das referidas frequências.

Lançado Conteúdos.pt

Mariano Gago, ministro da Ciência e da Tecnologia, anunciou a 25 de Junho o lançamento do concurso Conteúdos.pt, que disporá de 10 milhões de contos para promover, até 2006, a produção de conteúdos portugueses na Internet. Integrado no Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI), o Conteúdos.pt destina-se a organismos públicos e privados. O seu regulamento pode ser consultado em www.posi.mct.pt/destaque/editais/002.jsphttp://www.posi.mct.pt/destaque/editais/002.jsp. O anúncio foi feito na sessão de abertura da quinta edição do Dia Nacional Multimédia, uma iniciativa da Associação para a Promoção do Multimédia em Portugal (APMP), este ano dedicada ao tema "A Indústria de Conteúdos e a Economia de Convergência".

Entidades certificadoras do ITED

As entidades certificadoras registadas no ICP, no âmbito do regime de Infra-estruturas de Telecomunicações em Edifícios (ITED), estão disponíveis no site do Instituto, em Entidades Certificadoras.

Base de dados de entidades certificadoras

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=619442

Publicitação de frequências

As frequências para o biénio 2000/2001 podem ser consultadas em "Quadro Nacional de Atribuição de Frequências (QNAF)".

Relativamente às sub-faixas destinadas à introdução do sistema TETRA, o ICP decidiu rever a data limite anteriormente definida (30 de Setembro de 2001) para a sua autorização, adiando por um ano essa mesma introdução, ou seja, até 30 de Setembro de 2002.