O Comércio Electrónico e as PME


/ Atualizado em 24.01.2003

Ajudar as pequenas e médias empresas (PME) a familiarizarem-se com a Internet e a aderirem às vantagens da economia digital é o principal objectivo da campanha nacional dos Euro Info Centres (EIC) sobre comércio electrónico, que tem actualmente em curso uma série de conferências que irão percorrer algumas das principais cidades portuguesas. A 16 de Outubro, foi a vez de Lisboa receber o seminário "Ajudar as PMEs a enfrentar os desafios do comércio electrónico".

O representante do Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) neste seminário referiu, a propósito do papel das redes e serviços electrónicos na promoção do comércio electrónico, os constrangimentos decorrentes do congestionamento das redes e defendeu a necessidade de "fomentar a confiança dos utilizadores" e de "estabelecer regras de actuação no mercado digital".

A campanha, que arrancou em toda a União Europeia a 14 de Setembro, coordenada por uma rede de 141 EIC europeus, insere-se na acção Go Digital, que integra a Iniciativa eEurope. As primeiras 700 PME que adiram à campanha - e poderão fazê-lo nos meses de Novembro e Dezembro - serão acompanhadas até Julho de 2002, a custo zero.

Em Novembro, está prevista a realização de seminários em Faro (dia 13), Évora (15), Ponta Delgada (23), Funchal (28), Coimbra (29) e, a 11 de Dezembro, em Leiria.

Consulte: