Brasil é o centro das atenções por duas semanas


O Brasil será o centro das atenções do sector das comunicações durante grande parte do mês de Abril. O interesse daquele país como um mercado em crescimento para operadores e fabricantes de equipamentos será reforçado pela realização da Americas Telecom 2000 e de uma série de reuniões entre administrações e entre operadores de Portugal, do Brasil e dos restantes países de língua portuguesa.

A Americas Telecom 2000 realiza-se no Rio de Janeiro, entre 10 e 15 de Abril, e é já anunciado como o mais importante acontecimento ligado às telecomunicações que alguma vez teve lugar na América Latina.

As expectativas parecem bem justificadas, se considerarmos o potencial do mercado brasileiro e a sua história recente: o país motivou, em meados de 1998, a maior vaga de privatizações de sempre, abrindo caminho à multiplicação do investimento português no Brasil.

Entre 11 e 14 de Abril, realiza-se a Assembleia Geral e o VII Forum da Associação dos Operadores de Correios e Telecomunicações dos Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa - AICEP. Este ano, o evento vai ter lugar em São Salvador da Bahia e terá em agenda temas como a cooperação e os mais recentes desenvolvimentos nos âmbitos das telecomunicações, do multimedia e dos correios.

Estará presente neste forum o ministro do Equipamento Social, Jorge Coelho, bem como representantes de alto nível dos governos brasileiro, angolano, cabo-verdiano, são-tomense, guineense e moçambicano. De igual modo, participam na reunião o presidente do Instituto das Comunicações de Portugal - ICP, Luís Nazaré, bem como os presidentes da Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil - Anatel, Renato Guerreiro, da Portugal Telecom, Francisco Murteira Nabo, dos CTT - Correios de Portugal, Emílio Rosa, da Sojornal/SIC, Francisco Pinto Balsemão, e representantes dos CTT de Macau, entre outros. Pela primeira vez, foi convidado um representante do Conselho Nacional da Resistência Timorense - CNRT.

Também a 11 de Abril, em São Salvador da Bahia, é inaugurada a XVII LUBRAPEX - Exposição Filatélica Luso-Brasileira Comemorativa dos 500 anos dos Descobrimentos do Brasil, que contará com a presença do Presidente da República do Brasil, do ministro português do Equipamento Social e de representantes dos CTT - Correios de Portugal e dos membros da AICEP.

Em 13 e 14 do mesmo mês realiza-se, no Centro de Convenções da mesma cidade, o IV Encontro Ministerial e das Administrações dos Correios e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP. Os "Aspectos Institucionais e do Desenvolvimento das Telecomunicações nos Países da Comunidade" constituem, como tema de abertura, o arranque deste encontro. Ele servirá, todavia, para discutir outros aspectos comuns aos Sete. São os casos das possibilidades de cooperação entre os países da comunidade e a reforma do sector postal nos Estados Membros da CPLP.

Os contactos terminam com a 3ª Reunião da Comissão de Coordenação ICP/Anatel. Esta reunião entre os reguladores das comunicações de Portugal e do Brasil, que terá lugar no Rio de Janeiro entre 17 e 19 de Abril, pretende dar continuação à troca de experiências entre as duas administrações. O intercâmbio deverá passar, entre outros assuntos, pela homologação de equipamentos, qualidade de serviço dos operadores fixos e móveis, interligação, telefonia sobre IP e gestão do espectro radioeléctrico.