Conferência Ministerial de eGovernment


Iniciou-se, hoje, a 4.ª Conferência Ministerial de eGovernment, um evento co-organizado pela Comissão Europeia e o governo português, que irá decorrer até 21 de Setembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa. Em simultâneo, decorreu um Conselho Informal de Ministros sobre a mesma temática. Amanhã, serão entregues os prémios para as melhores práticas de eGovernment (governo electrónico) a nível europeu, estando a concurso 3 projectos portugueses (Évora Distrito Digital, eGAIANIMA e @INPI), num total de 52 finalistas de 20 países.

Sob o tema ''Reaping the Benefits of eGovernment'', a Conferência, em que participam 36 países, aborda quatro temas centrais relacionados com as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e os serviços públicos: melhores serviços públicos para crescimento e emprego, participação e transparência, impacto social e coesão e, ainda, administração eficiente e eficaz. Estes temas serão debatidos nos diversos painéis que constam do programa para 20 e 21 de Setembro, estando também prevista a realização de cinco workshops, nos quais serão analisadas as experiências e os resultados das inciativas de eGovernment na Europa.

Quanto aos prémios para as melhores práticas de governo electrónico, Portugal foi o segundo país a apresentar mais iniciativas, com um total de 27 projectos, encontrando-se três na fase final. O projecto Évora Distrito Digital (EDD) é uma iniciativa integrada nos projectos das Cidades e Regiões Digitais, tendo por principais objectivos modernizar a Administração Pública local, potenciar o desenvolvimento económico, promover a sociedade da informação e do conhecimento e combater a info-exclusão. Outro finalista é o projecto @ INPI, um serviço gratuito, 24 horas por dia, sete dias por semana, que garante o acesso online à informação de propriedade industrial, assegurando a transparência pública das actividades do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Por fim, temos o eGAIANIMA, uma ferramenta online que pretende facilitar e promover a interoperabilidade entre alunos, pais, professores e as direcções escolares.

Na última edição dos prémios de eGovernment, o projecto-piloto português Compras Públicas foi um dos vencedores, tendo sido distinguido pelas boas práticas.


Consulte:

Mais informação: