Galileo - PE defende financiamento pelo orçamento da UE


O Parlamento Europeu aprovou, a 20 de Junho de 2007, uma resolução sobre o financiamento do sistema europeu de radionavegação por satélite (Galileo) na qual se opõe a qualquer solução que combine a utilização de fundos europeus com um financiamento intergovernamental suplementar.

No documento aprovado, os deputados do PE manifestam «a sua preocupação com a possibilidade de que o financiamento suplementar necessário para suprir o défice resultante do malogro da parceria público-privada possa ser acordado no âmbito intergovernamental». Recordam que a Comissão deve apresentar uma proposta revista de regulamento relativo ao financiamento do programa Galileo e convidam-na a tomar a iniciativa de propor uma revisão do quadro financeiro, no pressuposto de que o Galileo tem «um elevadíssimo valor acrescentado europeu» e que «deve ser inteiramente financiado pelo orçamento da União».

Actualmente, os recursos financeiros destinados ao funcionamento do programa Galileo, durante o período 2007-2013, situam-se nos 1000 milhões de euros. A proposta alterada de financiamento aponta para um montante de 1005 milhões de euros a preços correntes, relativo às fases de implementação e exploração do Galileo.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Galileo https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=109245