Dia Mundial do Consumidor


No âmbito das celebrações do Dia Mundial do Consumidor, que hoje decorre, a Comissária Europeia para os Assuntos do Consumidor, Meglena Kuneva, fez um apelo para que haja um debate livre e informado sobre os direitos dos consumidores num mundo cada vez mais digital.
 
Meglena Kuneva, que participava na Conferência "Challenges and opportunities in a digitalised world'', realizada hoje em Berlim no âmbito da presidência alemã da União Europeia, considerou que ''um dos grandes desafios para a questão dos direitos do consumidor é a sua adaptação ao mundo digital'', sublinhando que a matéria em questão é ''demasiado importante para ser discutida à porta fechada''.
 
O apelo da Comissária surge após a divulgação, a 13 de Março, da Comunicação da Comissão Europeia (CE) sobre a estratégia europeia relativa às políticas dirigidas ao consumidor, no período 2007-2013. No documento, a CE aponta três objectivos para os próximos seis anos:

  • Reforçar os direitos do consumidor, já que beneficia todos os cidadãos e aumenta significativamente a concorrência;
     
  • Aumentar o bem-estar dos consumidores em termos de preços, escolha, qualidade, diversidade, acessibilidade e segurança; e
     
  • Proteger efectivamente os consumidores de riscos graves e ameaças que, enquanto indivíduos isolados, estes não podem enfrentar.

Mais informação: